Nesta terça-feira (19), foram entregues duas novas estações-tubo da Linha Verde em Curitiba: a Estação Solar, no Bairro Alto, e a Estação Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome. A obra era aguardada há várias gestões, e sua implantação, além de ampliar a rede de transporte público por BRT, facilitará a integração entre bairros e municípios vizinhos.
As novas paradas já estão prontas para receber passageiros dos coletivos, e foram abertas agora após a conclusão das obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte, entre o Bairro Alto e o Atuba.
Nas Estações Solar e Jardim Botânico, a pavimentação na canaleta exclusiva dos ônibus foi executada em concreto; já as vias locais e calçadas, que recebem carga menor, em asfalto. O local recebeu ainda paisagismo de canteiros com grama e obras de iluminação pública.
Vista aérea dos tubos na Estação Jardim Botânico Foto: Daniel Castellano/SMCS
Mais estações previstas
Segundo a prefeitura, na Linha Verde estão em conclusão outras três estações-tubo; duas com previsão de entrega para dezembro (estações Avenida das Torres/PRF e Atuba) e uma em janeiro (Estação UFPR).
A maior delas é a Estação Atuba, que tem o dobro do tamanho das demais, com 60 m de comprimento e capacidade para 1.240 passageiros. De acordo com a administração, os serviços estão na reta final, com toda a estrutura metálica e de vidros finalizados e com o trabalho agora voltado à instalação de equipamentos como catracas, guarda-corpo e gradis.
Leia também:
Curitiba debate a ocupação de calçadas pelo comércio
Estudos para implantação do VLT de Curitiba são anunciados
Projeto: "Rua da Memória", em Curitiba
Curitiba inicia testes com ônibus da brasileira Eletra
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?