O segundo episódio do "Cidades do Agora" traz uma entrevista com o urbanista Roberto Andrés, professor na UFMG e estudioso das políticas de gratuidade no transporte público. A pauta nasceu a partir de um artigo realizado por ele sobre o "Bora de Graça", sistema de tarifa zero adotado em Caucaia, no litoral do Ceará, desde 2021.
Na entrevista, Roberto Andrés explica que o preço do transporte público é uma espécie de "muro" que impede as pessoas de terem acesso à escolas, centros de saúde, pontos de comércio e espaços de lazer, como as praias, antes inacessíveis a muitos moradores de Caucaia.
Como contraponto, Andrés falou sobre os sistemas de subsídio aos transportes adotados em vários países do mundo, como o Versement Mobilité, na França, onde os impostos públicos bancam a maior fatia dos custos do transporte. Tudo isso para desestimular o uso do carro nas ruas e atrair mais passageiros para o transporte coletivo, forma mais inteligente, sustentável e econômica de mobilidade.
O urbanista mostra, também, que a tarifa zero se mostrou um bom negócio para o comércio da cidade e até mesmo para os empresários do transporte. Enfim, a gratuidade parece ser uma boa solução para democratizar o acesso à cidade, reduzir desigualdades e evitar os danos provocados pelo excesso de veículos motorizados nas ruas.
Sinal de sucesso, em setembro passado a Prefeitura de Caucaia iniciou a retirada das catracas em todos os ônibus urbanos da cidade.
Confira a entrevista na íntegra:
Links citados na entrevista:
Matéria de Roberto Andrés na revista Piauí
Texto de Marcos Lopes Campos no site Nexo
Sobre o sistema de subsídio francês, o Versement Mobilité
________________________________________________
Cidades do Agora é um conteúdo experimental do Mobilize Brasil em parceria com a Polo Planejamento. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Marcos de Sousa, do Mobilize, com edição da arquiteta Marilia Hildebrand, da Polo.
No primeiro episódio do Cidades do Agora contamos com a participação da fotojornalista Gabi Di Bella, colaboradora de várias publicações internacionais. Ela compartilhou sua experiência em Afuá, no Pará, uma cidade brasileira onde a bicicleta é o principal meio de locomoção. A outra opção é caminhar. Para ouvir a troca de ideias e ver algumas fotos de Gabi di Bella, acesse o canal da Polo no YouTube.
Leia também:
Bolsa família sobre rodas, a tarifa zero em Caucaia (CE)
Caucaia, no Ceará, decreta o fim das catracas nos ônibus
Tarifa Zero é possível? Quem arca com seus custos?
Brasil tem 365 cidades com transporte subsidiado
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?