Aeromóvel de Guarulhos atrasa e deve operar só em 2025

Sistema de transporte movido a ar está quase pronto, mas retardos nas obras para a ligação com terminal poderá adiar a operação para o próximo ano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / GRU Airport  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de novembro de 2024

Composição em teste chega a uma estação do Aeromóv

Composição em teste chega a uma estação do Aeromóvel

créditos: GRU Aeromóvel

Previsto para ser entregue até o final deste ano, o "people mover" do Aeroporto de Guarulhos provavelmente só entrará em operação em 2025. O sistema de transporte sobre trilhos que vai interligar os três terminais de passageiros à estação de trens urbanos da CPTM está em fase final de testes, com as composições circulando em todo o trajeto, mas a interligação com o Terminal 2 ainda está em obras. Consultada, a assessoria da GRU Airport não confirmou um prazo para a inauguração.


A obra tem despertado a atenção por ser a primeira instalação de grande porte a utilizar a tecnologia do Aeromóvel, desenvolvida pelo engenheiro gaúcho Oskar Hans Wolfgang Coester e já aplicada em 16 países. No Brasil, a mais conhecida fica em Porto Alegre e faz a ligação entre o Aeroporto Salgado Filho e o metrô local.


Modelagem explica a estrutura da via, com o duto de ar sob os trilhos Imagem: Aerom

 


Os veículos são leves, não tem motores, e são movidos pelo empuxo do ar que circula em dutos localizados sob os trilhos, como se fossem barcos a vela. Tudo funciona silenciosamente, graças a grandes ventiladores estacionários, localizados em pontos estratégicos. A via e o duto de ar são construídos em concreto armado, 11 metros acima do solo. As composições foram projetadas e construídas no Brasil graças à  parceria entre a Aerom e a Marcopolo Rail.


Interior de uma das composições Imagem: MarcopoloRail


O "people mover" de Guarulhos terá três composições com dois carros (uma delas para reserva), somando uma capacidade total de 200 passageiros em cada trem. Segundo as previsões, o trajeto completo entre a estação da CPTM e os três terminais levará seis minutos, com o transporte inicial de 2 mil pessoas por hora, podendo chegar a 4 mil passageiros/hora. 


A construção do Aeromóvel começou em 2022 e terá um custo aproximado de R$ 271 milhões, com recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU durante dez anos. 

 

Veja um vídeo com testes do Aeromóvel:

  


Leia também:
Trem ao Aeroporto de Guarulhos agora sai de hora em hora
Assinado aditivo para o aeromóvel do Aeroporto de Cumbica
Uma visita ao aeromóvel de Porto Alegre
Em Porto Alegre, segundo veículo do sistema aeromóvel
TCU suspende projeto do Aeromóvel no aeroporto de Guarulhos (SP)


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 

 
 
 
 
 
Informações Adicionais

 

 
 
 
 
 
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário