Previsto para ser entregue até o final deste ano, o "people mover" do Aeroporto de Guarulhos provavelmente só entrará em operação em 2025. O sistema de transporte sobre trilhos que vai interligar os três terminais de passageiros à estação de trens urbanos da CPTM está em fase final de testes, com as composições circulando em todo o trajeto, mas a interligação com o Terminal 2 ainda está em obras. Consultada, a assessoria da GRU Airport não confirmou um prazo para a inauguração.
A obra tem despertado a atenção por ser a primeira instalação de grande porte a utilizar a tecnologia do Aeromóvel, desenvolvida pelo engenheiro gaúcho Oskar Hans Wolfgang Coester e já aplicada em 16 países. No Brasil, a mais conhecida fica em Porto Alegre e faz a ligação entre o Aeroporto Salgado Filho e o metrô local.
Modelagem explica a estrutura da via, com o duto de ar sob os trilhos Imagem: Aerom
Os veículos são leves, não tem motores, e são movidos pelo empuxo do ar que circula em dutos localizados sob os trilhos, como se fossem barcos a vela. Tudo funciona silenciosamente, graças a grandes ventiladores estacionários, localizados em pontos estratégicos. A via e o duto de ar são construídos em concreto armado, 11 metros acima do solo. As composições foram projetadas e construídas no Brasil graças à parceria entre a Aerom e a Marcopolo Rail.
Interior de uma das composições Imagem: MarcopoloRail
O "people mover" de Guarulhos terá três composições com dois carros (uma delas para reserva), somando uma capacidade total de 200 passageiros em cada trem. Segundo as previsões, o trajeto completo entre a estação da CPTM e os três terminais levará seis minutos, com o transporte inicial de 2 mil pessoas por hora, podendo chegar a 4 mil passageiros/hora.
A construção do Aeromóvel começou em 2022 e terá um custo aproximado de R$ 271 milhões, com recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU durante dez anos.
Veja um vídeo com testes do Aeromóvel:
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