Iniciado há apenas três meses, o NitBike, sistema de bicicletas compartilhadas de Niterói, já tem a adesão de mais de 10% dos moradores da cidade. É o que informa a Prefeitura, a criadora e controladora do serviço de mobilidade ativa.
Com mais de 50 mil usuários cadastrados, e média diária de 5.550 viagens, tudo indica que as “roxinhas” conquistaram mesmo as ruas da cidade fluminense. Atualmente o sistema opera com 33 estações e, de acordo com a administração, esse número deve chegar a 50 até o fim do ano, totalizando 600 bicicletas disponíveis.
Além de estações no Centro, São Domingos e Icaraí, o NitBike inaugurou recentemente novas estações na zona norte, nos bairros do Fonseca e Barreto. O programa está na terceira fase de implantação e nas próximas semanas o bairro de Santa Rosa deve ganhar duas estações. E o terceiro e quarto lote do sistema promete ampliar a oferta de estações no Centro e Icaraí, aumentando a integração entre trajetos frequentemente realizados pelos usuários.
O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, é aplicada uma tarifa de R$ 8.
Estudo e trabalho
Com a chegada nas últimas semanas das estações do NitBike na Rua General Castrioto e Benjamin Constant (Barreto), e na Praça Guadalajara, na Rua João Brasil e no Horto (Fonseca), o número de usuários cadastrados saltou de 38 mil para 50 mil. Muitos moradores da zona norte usam as bicicletas para o trajeto às atividades escolares e de cursos, e para ir trabalhar.
As estações do NitBike possuem câmeras de monitoramento ligadas ao Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp) para maior controle e segurança dos locais. As estações também emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue assim identificar usuários em situações irregulares e bloquear seu uso.
Leia também:
Niterói inaugura seu sistema de bikes compartilhadas
Niterói (RJ), uma cidade que pedala forte
Niterói (RJ) terá Praça de Bicicletas em local histórico restaurado
Novos contadores de ciclistas e bikes públicas gratuitas
Apoie o Mobilize Brasil!