Iniciado há apenas três meses, o NitBike, sistema de bicicletas compartilhadas de Niterói, já tem a adesão de mais de 10% dos moradores da cidade. É o que informa a Prefeitura, a criadora e controladora do serviço de mobilidade ativa.
Com mais de 50 mil usuários cadastrados, e média diária de 5.550 viagens, tudo indica que as “roxinhas” conquistaram mesmo as ruas da cidade fluminense. Atualmente o sistema opera com 33 estações e, de acordo com a administração, esse número deve chegar a 50 até o fim do ano, totalizando 600 bicicletas disponíveis.
Além de estações no Centro, São Domingos e Icaraí, o NitBike inaugurou recentemente novas estações na zona norte, nos bairros do Fonseca e Barreto. O programa está na terceira fase de implantação e nas próximas semanas o bairro de Santa Rosa deve ganhar duas estações. E o terceiro e quarto lote do sistema promete ampliar a oferta de estações no Centro e Icaraí, aumentando a integração entre trajetos frequentemente realizados pelos usuários.
O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, é aplicada uma tarifa de R$ 8.
Estudo e trabalho
Com a chegada nas últimas semanas das estações do NitBike na Rua General Castrioto e Benjamin Constant (Barreto), e na Praça Guadalajara, na Rua João Brasil e no Horto (Fonseca), o número de usuários cadastrados saltou de 38 mil para 50 mil. Muitos moradores da zona norte usam as bicicletas para o trajeto às atividades escolares e de cursos, e para ir trabalhar.
As estações do NitBike possuem câmeras de monitoramento ligadas ao Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp) para maior controle e segurança dos locais. As estações também emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue assim identificar usuários em situações irregulares e bloquear seu uso.
Bicicletário Arariboia
O bicicletário público Arariboia, localizado na região central de Niterói, ao lado da Estação das Barcas, em breve vai mais do que dobrar seu número de vagas. As obras de expansão foram anunciadas pela Prefeitura nesta terça-feira (5) e devem iniciar nas próximas semanas. Com a ampliação, o local passará de 446 para 960 vagas.
A ampliação inclui ainda a instalação de 20 pontos de carregamento para bikes elétricas, novos módulos com cobertura e suportes para estacionamento vertical, paraciclos para estacionamento horizontal e a criação de sistema de câmeras de monitoramento na nova área. Para tudo isso, um terreno de aproximadamente 486 m2, ao lado do bicicletário, foi adquirido e será incorporado ao equipamento. O local contará ainda com espaço para cursos, oficinas e palestras voltadas à cultura da bicicleta, geração de renda e participação popular nas políticas públicas.
Bicicletário Arariboia, em Niterói Foto: Divulgação
Leia também:
Niterói inaugura seu sistema de bikes compartilhadas
Niterói (RJ), uma cidade que pedala forte
Niterói (RJ) terá Praça de Bicicletas em local histórico restaurado
Novos contadores de ciclistas e bikes públicas gratuitas
Apoie o Mobilize Brasil!