Aquaviário de Vitória (ES) ganha um novo barco, com dois andares

"Morro do Moreno", o quarto barco do sistema aquaviário capixaba, faz o trajeto Praça do Papa - Prainha. Nova embarcação conta com um segundo andar com vista panorâmica

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Governo do ES  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de novembro de 2024

Barco de dois andares amplia o sistema aquaviário

Barco de dois andares amplia o sistema aquaviário no ES

créditos: Divulgação/Governo do ES

Começou a operar nesta segunda-feira (4) o novo barco do Sistema Aquaviário de Vitória, batizado “Morro do Moreno”, que complementa o serviço das outras três embarcações em funcionamento desde agosto de 2023. 

 

O novo equipamento, que funciona em todos os horários da linha 402, passa a fazer o trajeto Praça do Papa (Vitória) até a Prainha (Vila Velha). Com capacidade para  93 passageiros, o diferencial da embarcação é ter um segundo andar com vista panorâmica. O serviço inclui ainda bicicletário e duas vagas para cadeirantes. Além disso, conta com wi-fi e ar-condicionado no primeiro andar.

 

Devido à altura, a nova embarcação fará o percurso mais restrito entre Vila Velha e Vitória, sem passar sob a ponte Florentino Avidos - a ponte histórica da cidade, também conhecida por "Cinco Pontes" em razão de sua estrutura em cinco arcos metálicos emendados. 

 

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou a importância dessa expansão para o sistema: “A entrada em operação do Morro do Moreno é um marco no Aquaviário, trazendo maior oferta de viagens e uma estrutura que valoriza a integração do transporte com o turismo”, declarou.

 

A implementação faz parte do plano de expansão do Sistema Aquaviário, que deve incluir novas rotas e estações na Baía de Vitória.

 

Aquaviário

No último dia 20 de agosto, o modal aquaviário que conecta Vitória, Vila Velha e Cariacica completou um ano, após ter ficado por duas décadas desativado. Nesse um ano, foram transportados 500 mil passageiros e feitas mais de 22 mil viagens. Além da chegada do novo barco, a expectativa agora é de que sejam construídas mais estações (atualmente são três estações). 

 

De acordo com levantamento feito pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb), em um ano, a maioria dos passageiros (47,3%) usou as embarcações para lazer, 27,2% para trabalho e 14,6% para turismo.

 

Leia também:
Duas décadas depois, aquaviário da Grande Vitória volta a operar
Transporte aquaviário de Ilhabela (SP) começa a operar
Transporte aquaviário inicia operação piloto em São Paulo
Falta vontade política para usar o rio no transporte urbano em Manaus


Apoie o Mobilize Brasil! 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário