Passageiros denunciam obra precária em estação da Via Mobilidade

Plataforma da estação Presidente Altino recebeu reparos de concreto sustentados precariamente por apoios de madeira. Usuários pedem mais cuidado à concessionária

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Fonte: Bom Dia São Paulo / TV Globo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de novembro de 2024

Reparo de concreto sustentado precariamente sobre

Reparo de concreto sustentado precariamente sobre madeiras

créditos: Reprodução TV Globo

A edição de hoje (6) do jornal Bom Dia São Paulo (TV Globo) destacou a denúncia alarmante fotografada por vários usuários da estação Presidente Altino, na zona oeste de São Paulo. Conforme a foto e os relatos, a concessionária Via Mobilidade estaria utilizando apoios precários de madeira para escorar parte da plataforma.


Em nota, a concessionária informou que as peças de madeira visíveis foram colocadas provisoriamente para apoio de um reparo de concreto recém instalado:

“Desde o início de outubro a Via Mobilidade está realizando melhorias nas bordas das plataformas da estação Presidente Altino. O uso de madeiras de apoio é necessário  apenas para fixar e não deformar o novo concreto colocado. Devido às chuvas desta noite, o trabalho  precisará ser refeito.  Reforçamos que não há perigo de queda”, afirma a nota.

 

De qualquer forma, esse tipo de obra improvisada é preocupante e coloca em risco a segurança dos milhares de passageiros que dependem diariamente do transporte sobre trilhos. A segurança dos usuários precisa ser prioridade e não pode ser negligenciada.

 

Presidente Altino
A estação, na divisa entre São Paulo e Osasco, faz a conexão entre as linhas 8 e 9 dos trens urbanos que circulam na RMSP. Originalmente, integrava a Estrada de Ferro Sorocabana, depois encampada pela estatal Fepasa, que entre 1976 e 1978 realizou uma grande modernização dos trens e das estações. A estrutura atual da estação Presidente Altino, inteiramente de concreto pré-moldado, é remanescente desse período. 

 

Construção da "nova" estação Presidente Altino, entre 1976 e 1978 Foto: Arquivo Azevedo Travassos



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