Quem vive em Brasília sabe que os pedestres têm duas alternativas, ambas perigosas, para atravessar a rodovia urbana que leva o nome de "Eixão": pode-se arriscar uma corridinha em meio ao tráfego feroz, ou enfrentar a escuridão, sujeira e abandono nas passagens subterrâneas que cruzam a via.
O problema dessas passagens é antigo, já mereceu até um concurso de arquitetura, mas os tenebrosos túneis continuam ameaçando quem passa por ali, especialmente à noite.
Nesta terça-feira (5), será lançado um livro dedicado exclusivamente a esse problema. A publicação "As Travessias do Eixão" reúne textos e imagens de nove colaboradores, entre eles Uirá Lourenço, parceiro do Mobilize Brasil no blog Brasília para Pessoas.
São 320 páginas, nove autores e oito artigos ilustrados analisando a infraestrutura existente no Eixão de Brasília para a travessia pelas pessoas.
O livro inclui as características dos usuários, o que pensam essas pessoas e os moradores sobre as travessias, a classificação do Eixão como rodovia de alta velocidade que corta o centro da cidade, sua relação com o patrimônio tombado e, enfim, como são avaliadas as alternativas para mitigar efeitos negativos da via na vida das pessoas no Plano Piloto.
Serviço:
Lançamento: As Travessias do Eixão
Dia 5/11 terça-feira, 17 h
Local Livraria Sebinho, 406 Norte.
Autores e colaboradores: Benny Schvarsberg, Carlos Madson Reis, Fátima de Macedo Martins, Frederico Rosa Borges de Holanda, Magda Sifuentes de Jesus, Paulo Cesar Marques da Silva, Sandra Bernardes Ribeiro, Uirá Felipe Lourenço e Wilde Cardoso Gontijo Jr.
320 pág.
Preço: R$ 60,00
Leia também:
Lisboa decide reduzir a até 30 km/h a velocidade nas ruas
Tarifa zero dinamizou a economia de São Caetano do Sul, diz prefeito
Projeto de lei prevê máxima de 50 km/h em todas as cidades
A longa espera pela Nova Ciclovia – CEUB
Apoie o Mobilize Brasil!