Lisboa decide reduzir a até 30 km/h a velocidade nas ruas

Recomendação do legislativo municipal tem início em 2025, e vale especialmente em áreas do entorno escolar, para que as crianças possam caminhar e pedalar com segurança

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de outubro de 2024

Crianças seguem em

Crianças seguem em "comboio" de bikes para a escola

créditos: Ciclo Expresso

Diversas ruas da capital portuguesa terão limite máximo de velocidade reduzido para 30 km/h a partir do início de 2025. A nova regra foi aprovada nesta quarta-feira (30) pela Assembleia Municipal de Lisboa como recomendação à prefeitura para diminuir acidentes e a poluição no espaço público.

 

A iniciativa, liderada pelo partido PAN (Pessoas, Animais, Natureza), quer principalmente transformar Lisboa numa "cidade amiga das crianças". Segundo o autor da proposta, o deputado António Morgado Valente, o novo limite de velocidade não visa apenas proteger os jovens a caminho da escola; é também um passo para tornar Lisboa mais acessível para os pedestres e ciclistas, promovendo um estilo de vida mais sustentável e seguro para os residentes e visitantes. 

 

Ações propostas

Ao defender o plano, Valente explicou o sentido do plano: “Criar áreas seguras nas proximidades das escolas, onde as crianças possam atravessar as ruas sem a necessidade de supervisão constante de adultos, é crucial,”

 

Os novos limites de velocidade vêm acompanhados das seguintes medidas complementares para melhorar a segurança urbana:

 

Rotas seguras: a cidade vai implementar “rotas seguras” nas áreas escolares para incentivar a caminhada e o ciclismo;

 

Instrumentos de moderação de tráfego: estão previstos mais redutores de velocidade e passeios mais largos nas zonas escolares e outras áreas pedonais movimentadas;

 

Melhoria do transporte público: estão em curso planos para aumentar a frequência e acessibilidade dos transportes públicos, com enfoque em rotas como os autocarros “amarelos” escolares para aliviar o congestionamento.

 

Segundo seus propositores, as mudanças fazem parte do esforço mais amplo de Lisboa para tornar a cidade mais sustentável e saudável, reduzindo a poluição do ar e sonora e promovendo ruas mais seguras. Além disso, a capital lusa junta-se a outras cidades europeias que vêm priorizando a mobilidade ativa. 

 

A recomendação "Lisboa uma cidade mais amiga das crianças" passa agora às mãos do poder executivo (a Câmara Municipal), depois de ter sido aprovado pela quase unanimidade dos deputados da Assembleia Municipal (o órgão legislativo da cidade). A única exceção foi o partido de extrema-direita Chega, que votou contra a iniciativa.  

 

A proposta inclui ainda a instalação de lombofaixas ou passeios contínuos para moderar a velocidade dos carros; a ampliação das zonas pedonais; medidas para diminuir a poluição nos arredores das escolas; reforço no transporte público e no transporte escolar, com qualidade e horários regulares.

 

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