A cidade portuária de Gdansk, na Polônia, será a sede do VeloCity 2025, que será realizado de 10 a 13 de junho, com o tema central Energizing Solidarity (Energizando a Solidariedade, em tradução livre).
O tema faz referência ao poderoso movimento de trabalhadores, o Solidarnosc, que surgiu ali mesmo em Gdansk, em 1980. Pedia mais liberdades democráticas em um país ainda submetido à burocracia da União Soviética. E dali se espalhou por toda a Polônia, incluindo estudantes, intelectuais, lideranças políticas e religiosas.
O festival VeloCity surgiu no mesmo ano, em Bremen, na Alemanha. Desde então, o evento passou por cidades de todo o mundo, incluindo Copenhague, Bruxelas, Sevilha, Vancouver, Rio de Janeiro, Viena, Adelaide, Taipei, Lisboa, Liubliana, Leipzig e Ghent, na Bélgica, em 2024.
A bicicleta, explica o texto do VeloCity 2025, "representa não apenas liberdade e sustentabilidade, mas também simboliza o poder de promover a conexão e a alegria. Ela estimula estilos de vida mais saudáveis, coopera para a redistribuição do espaço viário e pode impulsionar transformações ao mesmo tempo que contribui para a descarbonização dos transportes e impulsiona a economia".
Inscreva seu trabalho
Pessoas que trabalhem com o estimulo ao ciclismo ou pesquisadores que tenham trabalhos relacionados ao tema são convidados a apresentar seus resultados na conferência VeloCity 2025. Para isso, devem inscrever seus resumos até segunda-feira, 4 de novembro.
Para saber mais e inscrever-se, acesse o site do VeloCity 2025:
Leia também:
Projeto de lei prevê máxima de 50 km/h em todas as cidades
Na Holanda, GP de F1 se torna uma festa da bicicleta
Em Copenhague, chegar de bike dá direito a entrada grátis em museus
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?