Sem fazer alarde, e às vésperas das eleições, a Prefeitura de São Paulo iniciou em setembro as obras do Complexo Viário Sena Madureira, na zona sul da cidade. A população foi pega de surpresa: o projeto, de 2011, tinha sido suspenso em 2013, mas foi retomado agora, sem aviso prévio.
Moradores da região atingida pela obra - nas proximidades do Parque Ibirapuera - organizaram protestos e publicaram um manifesto com um abaixo-assinado contra a continuidade dos trabalhos. O texto aponta os prejuízos ambientais que os túneis trarão para as bacias hidrográficas da área, especialmente pela supressão da vegetação existente.
Outro aspecto relevante será a desapropriação de casas de cem famílias da comunidade Souza Ramos, muitas delas de baixa renda. Por fim, o texto acrescenta que o projeto não atende ao planejamento de metas prevista no Plano Diretor Estratégico (PDE), "contrariando os preceitos adotados na revisão do PDE, incluído no artigo 8, o item 6 (VI), a dimensão climática".
O canteiro de obras começou a ser implantado no dia 16 de setembro para a construção de dois túneis, com um total de 1,65 km de extensão, ao custo de R$ 531 milhões. A Prefeitura argumenta - como sempre - que uma vez concluído, "o túnel vai melhorar a fluidez do trânsito com a redução dos congestionamentos e dos tempos de deslocamento". E estima que 818 mil pessoas seriam beneficiadas pela obra. Em tempo: o complexo não prevê pistas para ônibus do transporte público.
Clique e leia o abaixo assinado:
Leia também:
Mobilidade está na pauta de 22 vereadores eleitos nas capitais
Silvia Stuchi: "Fazer a revolução do óbvio"
"Construir cidades para carros é um disparate", diz Mujica, no Uruguai
Ciclovias e ciclofaixas crescem 7,3% em um ano nas capitais
Apoie o Mobilize Brasil!