Milhões de brasileiros foram às urnas no domingo (6), e dentro de dezenove dias, após o segundo turno, saberemos quais são os futuros prefeitos em todas as cidades.
A expectativa é grande, mas é importante também conhecer os novos vereadores eleitos/reeleitos, os que receberam o voto popular para fiscalizar as ações do prefeito, propor e aprovar leis para os municípios nos próximos quatro anos. É das Câmaras Municipais que surgirão a maior parte das decisões que interferem direta ou indiretamente no nosso cotidiano, e em especial podem trazer uma melhor ou pior mobilidade às ruas das cidades.
Então, vamos lá: nas 26 capitais (exceto o DF) foram eleitos um total de 421 vereadores. Desses, uma pequena parcela, apenas 22 vereadores (5,22%), que se candidataram em 11 capitais, apresentaram propostas voltadas especificamente ao transporte público e à mobilidade urbana sustentável.
Esse é o saldo que aponta o levantamento realizado agora pelo Mobilize Brasil, tendo por base informações obtidas no site Vote pelo Clima*, na página do TSE e na mídia em geral.
Número de vereadores com propostas para transporte e mobilidade:
4 vereadores em Aracaju (do total de 26 eleitos)
3 vereadores em Belo Horizonte (total: 41 eleitos)
1 vereador em Campo Grande (total: 29 eleitos)
2 vereadores em Curitiba (total: 38 eleitos)
2 vereadores em Florianópolis (total: 23 eleitos)
1 vereador em Fortaleza (total: 43 eleitos)
2 vereadores em Goiânia (total: 37 eleitos)
1 vereador em Porto Alegre (total: 35 eleitos)
1 vereadora no Rio de Janeiro (total: 51 eleitos)
2 vereadores em Salvador (total: 43 eleitos)
4 vereadores em São Paulo (total: 55 eleitos)
Saiba a seguir o que propõem os novos parlamentares:
ARACAJU (SE)
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Breno Garibalde (Rede): Viabilização de processo licitatório que proporcione ônibus dignos, preço justo e segurança. Frotas com filtros redutores de gases do efeito estufa. Incentivo à mobilidade ativa e sustentável, com todos os modais funcionando de forma plena, e resguardando o direito de ir e vir, em segurança. Autor da Lei 5899/2024, que cria a Política de Mobilidade Sustentável e de incentivo ao uso de bicicleta em Aracaju.
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Camilo Daniel (PT): Interligação e ampliação das ciclofaixas e ciclovias. Incentivo ao uso do transporte limpo e sustentável. Ampliação das linhas de ônibus. Passe livre para estudantes e desempregados.Valorização da categoria dos trabalhadores rodoviários.
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Iran Barbosa (PSOL): Ampliação e integração da rede de ciclovias com garantia de equipamentos públicos que estimulem e facilitem o uso da bicicleta como alternativa ao transporte de pessoas.
BELO HORIZONTE (MG)
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Cida Falabella (PSOL): Ampliação do número de ciclovias na cidade, gratuidade no transporte público para pessoas 60+ e cuidadoras, melhora da qualidade do transporte público aliada à redução do preço, rumo à tarifa zero para todos.
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Dr. Bruno Pedralva (PT): Aumento da frota de ônibus elétricos, ampliação do passe livre com objetivo de chegar à tarifa zero. Ampliação das linhas, quadro de horários e da qualidade dos ônibus na periferia de BH.
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Iza Lourença (PSOL): Tarifa zero, e transporte público gratuito e de qualidade.
CAMPO GRANDE (MS)
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Jean Ferreira (PT): Melhorar a mobilidade urbana, com mais e melhores ônibus. Infraestrutura para pedestres e ciclistas. Fiscalizar a prefeitura e contratos de transporte e políticas públicas.
CURITIBA (PR)
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Laís Leão (PDT): Fiscalização técnica da nova licitação do transporte público urbano. Integração de novos modais do transporte público, como VLTs e trens urbanos. Integração total com o sistema cicloviário. Acessibilidade completa de calçadas e sistemas vinculados à mobilidade ativa. Passe livre estudantil. Veículos do transporte público com menos emissões.
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Professora Angela (PSOL): Tarifa zero para o transporte público. Incentivo aos modais de transporte ativo com ampliação das ciclovias e melhoria das calçadas.
FLORIANÓPOLIS (SC)
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Camasão (PSOL): Defender a tarifa zero no transporte municipal, como forma de melhorar a mobilidade e diminuir a poluição.
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Carla Ayres (PT): Garantir aprovação e implementação do PL que apresentei em 2024 instituindo a Política de Mobilidade Urbana Sustentável e Acessível. Incentivo à renovação da frota de veículos elétricos e híbridos, com piso baixo, no transporte público coletivo na cidade. Redução da emissão de gases poluentes. Garantia da acessibilidade plena dos usuários.
FORTALEZA (CE)
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Gabriel Biologia (PSOL): Fortaleza sem Catracas, com Passe Livre Triplo Zero: zero tarifa, zero carbono e zero acidentes.
GOIÂNIA (GO)
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Daniela da Gilka (PRTB): Mobilidade urbana sustentável, com foco na redução de emissões de poluentes e melhoria da qualidade do ar. Ampliar a frota de ônibus elétricos e integrar o transporte coletivo para maior eficiência. Expandir a malha cicloviária e criar calçadas seguras, incentivando o uso de bicicletas e a caminhada. Implementar áreas restritas para veículos poluentes no centro da cidade.
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Fabrício Rosa (PT): Mobilidade urbana e transporte público com Tarifa Zero. Transporte público acessível, gratuito e de qualidade. Ciclovias e transporte noturno seguro, frequente e sustentável.
PORTO ALEGRE (RS)
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Giovani Culau (PCdoB): Mobilidade urbana sustentável, com incentivo ao uso de transporte público através da luta pela melhoria do sistema, ciclovias e vias exclusivas para pedestres, reduzindo a dependência de carros.
RIO DE JANEIRO (RJ)
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Monica Benicio (PSOL): Transporte público gratuito e de qualidade. Apoio à implementação da tarifa zero e incentivo à mobilidade e geração de empregos no setor. Transição da matriz energética sustentável do transporte público, utilizando ônibus elétricos. Fiscalização e transparência do sistema.
SALVADOR (BA)
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Augusto Vasconcelos (PCdoB): Garantir que acompanhantes de PCD, devidamente cadastrados, possam ter o direito do passe livre nos ônibus. Defender a importância dos bancos públicos para o financiamento de ações de desenvolvimento como as de mobilidade urbana e aquisição de frotas de ônibus elétricos.
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Eliete Paraguassu (PSOL): Tarifa zero no transporte público; requalificação de infraestruturas; transporte acessível e sustentável; integração modal; participação popular na gestão do transporte.
SÃO PAULO (SP)
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Nabil Bonduki (PT): Prioridade para o transporte coletivo, pedestres e bicicletas; eletrificação dos ônibus.
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Professor Toninho Vespoli (PSOL): Aumentar o número de corredores e faixas exclusivas de ônibus, além de aumentar a frota de ônibus elétricos e menos poluente. Incentivar o uso de bicicletas e aumentar a integração entre bicicletários e terminais de ônibus e metrô.
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Renata Falzoni (PSB): Priorizar as políticas públicas para pedestres e ciclistas, tanto em investimentos, quanto em atenção da Prefeitura e da Câmara Municipal para implantar novas ciclovias e ciclofaixas, requalificar as existentes e encarar de frente o problema das calçadas e da ausência de uma rede efetiva de mobilidade a pé na cidade.
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Silvia da Bancada Feminista (PSOL): Tarifa zero para todos. Eletrificação de 100% da frota de ônibus na cidade. Mais ciclovias e calçadas largas e acessíveis.
OUTRAS CAPITAIS
Nas outras 15 capitais (Belém, Boa Vista, Cuiabá, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Luís, Teresina e Vitória) nenhum candidato com propostas para o transporte e a mobilidade urbana sustentável foi eleito.
* Vote pelo Clima é uma iniciativa criada pelas organizações Nossas e Clima de Eleição para dar visibilidade a candidaturas comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas nas cidades.
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