Governo publica edital para Linha 16 Violeta do metrô de SP

Novo ramal ligará linhas das zonas leste e oeste da capital. Propostas para desenvolvimento do projeto podem ser apresentadas até o dia 6 de novembro

Notícias
 

Fonte: Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de outubro de 2024

Estação de metrõ de São Paulo

Estação de metrô em São Paulo

créditos: Construliga

O governo paulista publicou na sexta-feira (4) o edital de chamamento público para a seleção da empresa responsável pela elaboração dos estudos de viabilidade para a estruturação para a implementação da Linha 16-Violeta.


A fase um da nova linha de metrô contará com 16 estações e ligará a Estação Oscar Freire, na Zona Oeste, à Estação Abel Ferreira, na região do Aricanduva, na Zona Leste. O percurso será feito em 30 minutos, reduzindo em 60 minutos o trajeto atual. O projeto prevê ainda outra fase, da Estação Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.


O projeto vai abarcar a construção, manutenção e operação do novo ramal de metrô. Serão elaborados estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira para a realização de uma parceria público-privada (PPP). Podem submeter propostas pessoas físicas e jurídicas de direito privado, brasileiras ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio, até o dia 6 de novembro.

 


Mapa referencial apresentado pelo Governo de SP: traçados alternativos poderão ser apresentados

 

Novas integrações
O ramal metroviário ajudará a melhorar a mobilidade dos usuários do transporte público e moradores da zona leste da capital, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, incentivando o uso de um transporte mais limpo, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar na cidade.
 

A Linha 16 contará com sete integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.
 

Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e o lazer em São Paulo.


A íntegra do chamamento pode ser acessada clicando aqui.


Leia também:
A estação de metrô mais profunda da América Latina vem aí...
Metrô de SP faz 50 anos, mas ainda não atende toda a cidade
Monotrilho da Linha 17 Ouro do Metrô SP chegou ao porto de Santos
Metrô e trem no Brasil têm expansão de apenas 4,1 km em 2023

 

Apoie o Mobilize Brasil!  

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário