Cem novos ônibus elétricos foram entregues em setembro passado para a Compañía Uruguaya de Transporte Colectivo Sociedad Anónima (Cutcsa), maior operadora de transporte público do Uruguai. A solenidade aconteceu na fábrica da empresa chinesa BYD, em Qingdao, na China, de onde os veículos serão transportados para Montevidéu.
A entrega dá sequência à transição elétrica da operadora uruguaia, que pretende ter todos os ônibus eletrificados até 2040. Os novos ônibus elétricos foram fabricados conforme os padrões usuais do mercado uruguaio, informou a BYD.
Os primeiro ônibus elétricos chegaram ao Uruguai em 2016, para avaliação, por iniciativa da BYD. Atualmente (outubro de 2024), o Uruguai conta com 37 coletivos a bateria, 31 deles em Montevidéu, 5 em Canelones, e um veículo na cidade de Salto, fronteira com a Argentina. Os dados estão na plataforma E-Bus Radar.
Em Montevidéu, a Cutcsa opera cerca de 1.100 ônibus, a maior parte com motores diesel ou biodiesel, com padrão de emissões Euro 5. Até os anos 1990, o Uruguai contava com curiosos "autobuses Leyland", de fabricação inglesa, que circulavam em cidades do interior, como Durazno, no centro do país. Eram remanescentes da frota da Cutcsa, de Montevidéu.
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