A estação de metrô mais profunda da América Latina vem aí...

Metrô de São Paulo está construindo a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da Linha 6, que ficará a mais de 65 m de profundidade e passará sob o rio Tietê

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Fonte: Agência SP  |  Autor: Agência SP/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de outubro de 2024

Vista aérea da Estação Itaberaba-Hospital Vila Pen

Vista aérea da Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado

créditos: Divulgação/Linha Uni

Com 65,71 m de profundidade – o equivalente a um prédio de mais de 20 andares - a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado da linha 6-Laranja do metrô de São Paulo será a mais profunda da América Latina, superando a estação Santa Cruz, da linha 5-Lilás, com 41,5 m de profundidade. 

 

Atualmente, a obra está com mais de 48% executada. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) firmada entre o governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni.

 

Com 15 estações e 15,3 km de extensão, a nova linha irá ligar a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à estação São Joaquim, no centro. Do total, sete estações têm profundidade igual ou superior a 45 m. 

 

O professor doutor da Escola Politécnica do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Wellington Teixeira, fala sobre alguns dos desafios da engenharia em escavações e obras subterrâneas:

 

“A interpretação dos dados de levantamentos do subsolo é muito complexa e é sempre necessário efetuar-se medidas de acompanhamento contínuo da obra, visual e com instrumentos, para confirmar as hipóteses de projeto e realizar eventuais ajustes. O controle da água presente no subsolo é um outro aspecto que traz muitos desafios para a engenharia nas obras subterrâneas, seja durante a execução da obra, seja durante sua manutenção. Em ambas as fases há necessidade de manter o ambiente seco e de evitar que o fluxo ou a pressão da água presente no subsolo crie condições de instabilidade. Todas essas variáveis e estudo do solo devem ser levados em consideração para garantir a segurança na construção dos túneis subterrâneos”, explica o especialista.

 

Por quê tão fundo?

No caso da linha 6, duas condicionantes determinaram as maiores profundidades em relação às linhas já implantadas no metrô de São Paulo, conforme explica o coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), Jelson Sayeg, que já trabalha há quase 40 anos em obras metroviárias:

 

“Para a implantação de uma linha de metrô é preciso considerar o ponto mais baixo do traçado. Na linha 6, duas questões foram impositivas para a definição dessa profundidade: passar por baixo do rio Tietê e do túnel da linha 4. Com essas condicionantes, a maior parte das estações da nova linha do metrô, em função da topografia e relevo – mesmo subindo em rampas suaves - ficarão em grandes profundidades chegando até a estação Itaberaba, com 65,71 m, que se tornará a mais profunda da América Latina. Todo o estudo para planejar o traçado garante uma operação eficiente e segura, além de prolongar a vida útil dos trens”, explica.

 

Tatuzão

A construção da linha 6-Laranja é praticamente toda subterrânea, com exceção do pátio de manutenção Morro Grande. Na obra são utilizados três métodos de escavação que combinam tecnologia de ponta com soluções de engenharia.

 

“Na linha-6 são utilizadas as tuneladoras (TBM), o novo método austríaco de túnel mineiro (NATM) e a vala a céu aberto (VAC). Dos 15 km de via, praticamente 13 km foram escavados com o ‘tatuzão’. A escolha depende de variáveis como o custo de implantação e a agilidade no andamento das obras. Todos esses três métodos de escavação são instrumentalizados, ou seja, monitorados constantemente, com análise de mitigação de riscos e contingenciamento, o que garante total segurança às obras metroviárias de grande profundidade”, reforça o coordenador da CMCP.

 

No mundo, a estação de metrô mais profunda é a Arsenalna, que está localizada em Kiev, na Ucrânia, a 105,5 m de profundidade. Considerada uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade da América Latina, a linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona e será operada pela Linha Uni por 19 anos. 

 

A entrega do primeiro trecho do projeto que irá da estação Brasilândia até Perdizes está prevista para o segundo semestre de 2026.

 

Após a conclusão das obras da linha-6 Laranja, as sete estações mais profundas do metrô paulistano serão:

 

Itaberaba-Hospital Vila Penteado (65,71 m)

Higienópolis-Mackenzie (64,86 m)

Bela Vista (60,68 m)

Estação PUC-Cardoso Almeida (60,51 m)

Estação São Joaquim (52,80 m)

Estação Água Branca (47,80 m)

Estação FAAP-Pacaembu (45,71m)

 

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