A partir de hoje (1º), a cidade de Paris estará reduzindo a velocidade máxima em seu anel viário de 70 km/h para 50 km/h. A medida foi adotada para melhorar a segurança e reduzir o ruído e a poluição para os moradores que vivem ao longo desse boulevard periférico de 35 km que rodeia a capital francesa.
A redução será aplicada gradativamente, por trechos, até o dia 10 de outubro, quando a gestão de Paris deverá terminar a troca dos 160 sinais de trânsito do eixo viário, um dos mais movimentados da França, com cerca de um milhão de deslocamentos.
"Vamos melhorar a qualidade de vida" dos moradores dos arredores, declarou David Belliard, conselheiro responsável pelo transporte. "O direito ao sono é muito importante", acrescentou. A decisão gerou protestos e manifestações de políticos conservadores, embora na prática a velocidade média durante o dia seja de 37 km/h, em razão dos congestionamentos.
O boulevard é uma rodovia urbana criada em 1973, que já permitiu velocidades de até 90 km/h, posteriormente limitadas a 80 km/h (1993) e 70 km/h, em 2014.
Faixa exclusiva
Além da redução da velocidade, há duas semanas a prefeitura parisiense anunciou a criação de uma faixa exclusiva no boulevard periférico, com prioridade para o transporte coletivo, veículos de emergência e carros com mais de dois ocupantes. A faixa havia sido colocada em prática durante os Jogos Olímpicos e atende aos desafios ambientais definidos no novo Plano Climático de Paris 2026-2030. A pista exclusiva será acionada das 7h às 10h30 e das 16h às 20h, somente nos dias úteis, de segunda a sexta-feira.
Leia também:
Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris
Nova linha de metrô vai contornar Paris e conectar toda a cidade
Governo regulamenta programa para descarbonizar veículos
Dez cidades que remodelaram suas ruas. Para crianças
Trocar a van por bikes de carga? O que falta é mais infraestrutura
Apoie o Mobilize Brasil!