Estima-se que atualmente 99% da população mundial respire ar poluído; além disso, mais de 80% dos adolescentes não praticam atividade física em níveis recomendados e os sinistros de trânsito são a principal causa de morte entre jovens de 5 a 29 anos. Estes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) servem para lembrar que decisões sobre como as cidades e ruas são concebidas têm impacto profundo na vida das pessoas, especialmente das crianças.
Desde 2018 um grupo internacional de arquitetos, urbanistas e ativistas, o GDCI*, tem atuado com líderes de cidades no mundo todo que desejam mudar essas tendências e colocar as crianças em primeiro lugar ao projetar o desenho de suas ruas.
Em 2023, dez cidades em quatro continentes foram selecionadas pelo programa Rua para Crianças, do GDCI, receberam subsídio e assistência técnica, e passaram a pôr em prática suas iniciativas: Abuja (Nigéria); Cuenca (Equador); Istambul (Turquia); León (México); Lima (Peru); Lusaca (Zâmbia); Recife (Brasil); Santiago (Chile); Solo (Indonésia); e Tiro (Líbano). Diferentes projetos, todos inspiradores, adotaram melhores práticas de design e visões ousadas para ruas, para promover segurança viária, mobilidade ativa, brincadeiras ao ar livre e interações sociais.
Ao todo, foram recuperados mais de 40 mil m² de espaço público, com mais de quatro mil crianças envolvidas e 140 profissionais capacitados. As transformações conseguiram reduzir a velocidade do trânsito em 37% na média, e o número de veículos que ultrapassam os limites de velocidade em 53%.
Veja a seguir fotos e saiba como se deram essas experiências nas dez cidades:
Abuja, na Nigéria
Foto: Ochenuell Mobility
A organização Ochenuell Mobility, em parceria com a autoridade de trânsito de Abuja, realizou uma campanha de sensibilização de seis meses, incluindo um evento "open street" para crianças e cuidadores, em mais de dez escolas. Vinte bicicletas foram doadas à comunidade e bicicletários instalados próximos às escolas. A campanha atingiu mais de duas mil pessoas e mais de 400 estudantes foram consultados no processo.
Cuenca, no Equador
Foto: Sebastián Galarza
Na cidade equatoriana, a organização Huasipichanga, em parceria com a prefeitura e a empresa municipal de mobilidade (Emov) transformou temporariamente ruas que ligam uma escola primária a um parque próximo. Mais de 60 crianças participaram em atividades de envolvimento em torno do desenho de ruas. A transformação reduziu a velocidade do tráfego em 36% e aumentou o volume de pedestres na área em 118%. As crianças passaram a brincar mais na rua e relataram sentir-se mais seguras ao caminhar e atravessar a via.
Matlepe, na Turquia
Foto: Pinar Gediko¨zer, Özer Özyön ince fikirler, Superpool
Na Turquia, o Superpool Design Studio, em parceria com a agência de planejamento de Istambul e com o município de Maltepe, promoveu uma transformação temporária de ruas, fazendo a conexão entre uma escola primária e um jardim de infância. O espaço urbano, transformado em praça, foi recuperado segundo uma estratégia lúdica. Para engajar a comunidade, a equipe realizou um evento pop-up e de inauguração, atingindo mais de 400 crianças. A transformação reduziu o número de veículos que ultrapassam os limites de velocidade em 55% e aumentou o volume de pedestres em 49%. Após a transformação, 51% mais pessoas estavam socializando na nova praça e sete vezes mais crianças foram observadas brincando.
León, no México
Foto: Colectivo Tomate, Leon Municipality
O município de León, em parceria com a agência governamental de serviços à família, e com o Colectivo Tomate, implementou uma transformação temporária de ruas que conectam um clube social infantil, um jardim de infância e duas escolas de ensino médio. O projeto incluiu um processo de envolvimento presencial de dois meses com mais de 350 crianças e adolescentes participando das atividades. Após a transformação, houve redução de 1/3 do volume de veículos durante a semana, 82% menos veículos ultrapassaram os 30 km/h e as atividades lúdicas triplicaram. 75% dos pais relataram que sentem que a rua é segura para os seus filhos brincarem e andarem de bicicleta de forma independente.
Cerrillos, no Chile
Foto: El Plan Producciones
No distrito chileno de Cerrillos, na região de Santiago, a organização Ciudad Emergente em parceria com a municipalidade fez a ligação entre uma escola primária local e um parque próximo, tornando temporariamente essa área em uma rua para pedestres. A transformação, que criou um espaço mais seguro para cerca de 350 crianças, fez aumentar o volume de pedestres em cinco vezes na rua e as atividades de cuidado duplicaram em frente à escola. A grande maioria das pessoas entrevistadas relatou que gostaria de manter a rua permanentemente pedonal.
Solo, na Indonésia
Foto: Kota-Kita
Em Solo, na Indonésia, a organização Kota Kita, em parceria com o departamento de transportes da cidade de Surakarta, redesenhou duas ruas perto de uma escola secundária, beneficiando mais de 500 estudantes e residentes. Mais de 400 crianças, cuidadores e membros da comunidade participaram. A transformação provisória criou um ambiente mais seguro, atraente e inclusivo para as crianças. Foi recuperado o espaço público para os pedestres e introduzido nas ruas elementos artísticos e de acalmamento do trânsito.
Lima, no Peru
Foto: Lima Municipality, El Ambulante Audiovisual
Na capital peruana, a organização sem fins lucrativos Anidare, em parceria com a municipalidade, tornou para pedestres uma rua ao lado de uma escola primária no centro histórico da cidade. Durante várias semanas, a intervenção recuperou 850 m2 para pedestres, ativando-os com múltiplos eventos e atividades, incluindo aulas de Tai Chi, escolas de bicicleta, cinema ao ar livre, aulas de dança e feiras. O projeto provisório também incluiu elementos de rua para brincar e descansar, aumentando em 17 vezes o número de crianças ocupando as ruas. Após a transformação, a sensação de segurança dos cuidadores duplicou e o tempo médio passado na rua aumentou de seis para 50 minutos.
Lusaka, em Zâmbia
Foto: Zambia Road Safety Trust (ZRST)
A organização Zambia Road Safety Trust estabeleceu uma parceria com a câmara municipal de Lusaka para melhorar as condições de três ruas que rodeiam duas escolas, e servem mais de mil crianças. A transformação permanente incorporou medidas de acalmamento do tráfego, como lombadas, bem como sinalização e faixas de pedestres, e adicionou 245 m² de novas áreas de descanso e lazer. Após a transformação, houve redução de 70% na velocidade dos veículos, 90% das crianças andavam em infraestruturas protegidas e o convívio dos cuidadores na rua duplicou.
Recife, no Brasil
Foto: Lumos Estudio, CTTU
Na capital pernambucana, a Autoridade de Trânsito e Transporte (CTTU) trabalhou com vários departamentos municipais e com o Colectivo Massape para melhorar a segurança e o acesso de mais de 560 alunos que frequentam três escolas, projetando e construindo ruas próximas. O projeto transformou 35.415 m² de espaço público, incorporando travessias elevadas, elementos lúdicos, bancos, estruturas de sombreamento, além de árvores e vegetação nas novas calçadas. Por meio de pesquisas e várias sessões de envolvimento, mais de 600 crianças, cuidadores e residentes participaram desse processo.
Tiro, no Líbano
Foto: The Chain Effect, Tyre Municipality
A organização The Chain Effect, em parceria com o município de Tiro, implementou uma série de atividades, programas e workshops para apresentar as ideias de ruas seguras e saudáveis aos estudantes locais, culminando com uma intervenção provisória nas ruas. Com ajuda dos alunos, o projeto melhorou a entrada da escola, com a instalação de uma nova faixa de pedestres, um parklet e um mural. No total, 300 crianças e adolescentes participaram de mais de dez atividades de engajamento ao longo do processo.
*Global Designing Cities Initiative (GDCI) é um grupo de arquitetos, designers e estrategistas urbanos comprometidos em desenvolver projetos em conjunto com profissionais e gestores nas cidades. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, a GDCI trabalha para criar cidades seguras, sustentáveis e saudáveis, por meio de ações de transformação do espaço das ruas.
Veja mais fotos:
Leia a matéria original (em inglês): https://globaldesigningcities.org
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