Bicicletas podem ser um excelente instrumento para a educação de crianças. Além de estimular o equilíbrio, o controle motor e a independência dos alunos, as bikes podem servir como base para aulas de matemática, ciências, história e outras disciplinas.
Um bom exemplo está sendo oferecido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Antonieta D'Alkimin Basto, em São Paulo, onde alguns alunos gostaram tanto da experiência com a bicicleta que a adotaram como meio de chegar para as aulas diárias.
Tudo começou em 2015, com algumas atividades do Rodinha Zero, ação realizada pelo Instituto AroMeiaZero para estimular o pedalar entre as crianças.
Ao mesmo tempo, os alunos adolescentes reivindicavam que a escola instalasse um bicicletário, de forma a permitir a ida às aulas com suas bicicletas. A Emef fica no bairro de Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, área de trânsito pesado, mas que tem várias ciclovias e ciclofaixas, infraestrutura que oferece mais segurança aos jovens ciclistas.
A proposta ganhou o apoio de alguns pais, professores e coordenadores da instituição de ensino, e em seguida as bicicletas passaram a fazer parte das atividades de educação física. Os menores aprendem a pedalar na quadra esportiva e, à medida que ganham segurança, passam a circular pela pista de ciclismo delimitada dentro da escola. E de lá, para o mundo lá fora.
A iniciativa merece aplausos e aponta caminhos para a inclusão da bicicleta nas escolas, como já ocorre em cidades da Europa, da América do Norte e também aqui na América do Sul. Em Bogotá, por exemplo, existe a estratégia "Al Colegio en Bici", iniciativa das secretarias de Educação e de Mobilidade da capital colombiana, que oferece bicicletas para os estudantes que queiram ir pedalando à aulas.
Veja o vídeo com a matéria completa sobre as bikes na Emef Maria Antonieta D'Alkimin Basto exibida no último domingo (22) no programa "Boas Práticas Escolares", da TV Cultura.
Leia também:
"Precisamos aprender a sonhar com cidades para pessoas"
Barulho de trânsito afeta saúde, aprendizado e cognição das crianças
Caucaia, no Ceará, decreta o fim das catracas nos ônibus
Montreal, no Canadá, vai sediar o Fórum Mundial da Bicicleta 2025
Paris abre bicicletário com 1.186 vagas na Gare du Nord
Apoie o Mobilize Brasil!