Domingo (22) é o Dia Mundial Sem Carro

Tente deixar o possante na garagem e experimente caminhar, usar a bicicleta ou pegar um busão. Em último caso, pegue ou ofereça carona

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2024

Pense antes de sair de casa. E evite o carro

Pense antes de sair de casa. E evite o carro

créditos: Mila Santoro / I Concurso Mobilize de Ilustrações


Neste ano, o Dia Mundial Sem Carro (22/9) coincide com um domingo, um dia ótimo para vivenciar novas experiências e conhecer novos lugares e caminhos em sua cidade. O ideal é dar folga para o automóvel e aproveitar a data para circular com formas mais sustentáveis de transporte.


O modo mais simples é caminhar. Andar a pé é uma opção viável para percorrer distâncias menores de 2 km ou 3 km, por exemplo, para chegar ao parque mais próximo, ir à academia, ou sair para um almoço com a família. Importante: use calçados confortáveis, proteja a pele contra o excesso de sol e leve uma garrafinha de água para garantir a hidratação.


Se você gosta de pedalar
, aproveite o domingão para circular com sua bicicleta. Com ela você pode ir mais longe e facilmente percorrer 10 km ou 20 km de forma bem divertida. Uma outra alternativa é usar as bikes e patinetes de compartilhamento se a sua cidade tiver esse tipo de serviço. Mas antes, planeje sua rota, se possível aproveitando as ciclovias e ciclofaixas, e evitando as áreas mais acidentadas.


Uma forma mais branda de usar a bicicleta é combinar a viagem com o transporte público.
Faça um trecho de ônibus, trem ou metrô e depois pegue uma bicicleta ou patinete compartilhadas para terminar a sua viagem. Em algumas cidades também é possível transportar a bicicleta nos ônibus, trens ou metrô.


Aproveite o domingo para experimentar o transporte público. Os ônibus hoje contam com ar condicionado, são mais acessíveis e confortáveis. E os trens urbanos e metrôs facilitam muito as viagens mais longas. Antes de sair de casa estude o caminho, veja as conexões possíveis e lembre-se que na maior parte das cidades a oferta de ônibus é reduzida nos finais de semana. Convém consultar um aplicativo para saber os horários de circulação.

 

Mas se o uso do carro for mesmo inevitável e irresistível... ofereça carona para amigos, parentes e vizinhos. Esse compartilhamento dos carros ajuda a reduzir o número de veículos circulando, evita congestionamentos e emissão de poluentes, além de permitir uma aproximação entre as pessoas. 

 

Porque o Dia Mundial Sem Carro
O Dia Mundial Sem Carro é uma oportunidade para refletir sobre nossas escolhas de transporte e adotar alternativas que beneficiam tanto o meio ambiente como a qualidade de vida urbana.  Além dos transtornos, como os congestionamentos, estresse e sinistros de trânsito, cada veículo emite em média 16 toneladas de gás carbônico por ano, o que significa mais poluição e mais lenha na fogueira das mudanças climáticas.


A data foi criada em 1988, na França, quando 35 cidades iniciaram um movimento pela redução de carros nas ruas. No Brasil, o primeiro Dia Mundial sem Carro aconteceu em 2001, mas a adesão a esse movimento ainda é tímida no país por falta de estímulo dos governantes. Cabe lembrar que a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) indica claramente a necessidade de priorizar os modos ativos de mobilidade, como a caminhada e a bicicleta, além dos transportes públicos.


Leia também:

Caminhar é uma "Boa ideia"
Valência, na Espanha, uma cidade 30 km/h
Paris triplica taxa de estacionamento de SUVs para reduzir poluição
Hoje (1º de Fevereiro) é o Dia Sem Carro em Bogotá
Todo dia pode ser um dia sem carro


Apoie o Mobilize Brasil!

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário