Coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo, o jornalista Daniel Santini tem se destacado como um dos principais pesquisadores sobre os problemas que afetam o transporte público e as políticas públicas de Tarifa Zero no Brasil e em outros países. Além de ter publicado dois livros sobre o tema1, Santini mantém uma pesquisa permanente sobre as cidades brasileiras que adotam a gratuidade no transporte e estuda os modelos adotados, seus resultados e também os dilemas enfrentados pelas prefeituras nessa transição para um transporte mais acessível.
Como resultado dessa lavra quase militante, Daniel Santini está lançando seu novo livro "Sem catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero", uma publicação da editora Autonomia Literária que apresenta o conceito da tarifa zero e mostra que essa gratuidade é a melhor resposta para a crise no transporte público, como explica seu texto de apresentação:
"O transporte público coletivo atravessa uma de suas crises mais graves no Brasil. O número de passageiros nas principais redes do país diminuiu em um terço na última década em uma tendência de queda agravada pela Covid-19, mas anterior a ela. Com a derrrocada, o modelo de financiamento baseado na remuneração por passageiros quebrou. Mesmo a estratégia de operar os sistemas sempre no limite, mantendo ônibus, metrôs e trens superlotados, não tem sido mais suficiente para fechar as contas. Com a concorrência desleal dos aplicativos, que operam baseados na falta de regulamentação e na exploração de trabalho precarizado, junto ao aumento da motorização, o horizonte é o pior possível.
A crise, porém, abriu caminho para uma nova realidade: a Tarifa Zero. Defendida por movimentos sociais há duas décadas, a política está presente de maneira universal em mais de 100 cidades, beneficiando mais de 5 milhões de pessoas. O passe livre surge como a melhor opção para não apenas reverter a queda do volume de passageiros, mas também aprimorar e melhorar as redes existentes.
O livro, baseado em um trabalho obsessivo de mapeamento, estudo e acompanhamento das experiências, conduzido pelo pesquisador Daniel Santini, apresenta o quadro atual mais completo sobre o tema no Brasil. Ainda, ao falar do fim das catracas, trata também de questões sociais, ambientais e humanas, relacionado alguns dos principais desafios e possibilidades para a mobilidade urbana. Um convite a pensar, questionar e imaginar distopias e utopias."
(1) Passe Livre: as possibilidades daTarifa Zero contra a Distopia da Uberização (2019); e Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero (2024).
Serviço
"Sem catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero" está em etapa de pré-venda no site da Autonomia Literária
Lançamentos públicos:
28/09, sábado
Horário: a partir das 17h
Local: Ateliê do Bixiga
Endereço: R. Conselheiro Ramalho, 945 - Bela Vista, São Paulo - SP
Próximo à estação São Joaquim, linha azul do metrô
e também no dia
11/10, sexta-feira, na Ria Livraria, rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho, São Paulo
Leia também:
Macapá (AP) instala sua primeira parada de ônibus climatizada
Tarifa Zero é tema de simpósio internacional no ABC paulista
Tarifa Zero atrai passageiros e dinamiza o comércio, revela estudo
Como eletrificar as frotas de ônibus
Tarifa Zero: viável, necessária, contra a exclusão social. Quem paga
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?