Com altas temperaturas o ano todo, Macapá, a capital do Amapá, estava devendo à população um equipamento que permitisse suportar melhor o calor durante a espera nos pontos do transporte público. Esse é o objetivo do governo do estado, que está finalizando a instalação da primeira parada de ônibus climatizada e com tomadas de celular na cidade ao norte do país.
Abrigos com recursos tecnológicos já são realidade em outras capitais brasileiras. Agora, o primeiro equipamento do tipo em Macapá será instalado na Avenida FAB, na região central. O local conta com estrutura em aço, madeira e vidro, e promete proporcionar conforto aos que aguardam pelo transporte coletivo.
O espaço foi construído em frente a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), local de fluxo intenso de pessoas diariamente, e idealizado como uma solução para amenizar a sensação térmica, proteção contra o sol e garantia de abrigo seguro contra a chuva, afirma o governo.
Os serviços estão em fase final de obra, faltando apenas a implantação dos espaços de acessibilidade e acabamentos. O projeto integra o plano de gestão da atual gestão, conta com investimento do tesouro estadual e vem sendo executado pela Seinf com previsão de entrega ainda em setembro.
Modernização
O novo ponto de ônibus de Macapá é estruturado com tomadas de energia para uso coletivo, assentos e iluminação em led, fachada, piso tátil direcional, calçadas, estrutura em forro amadeirado, rede wi-fi e cortinas de ar para o ambiente climatizado.
Além disso, a cobertura do lugar será em telhas termoacústicas, tecnologia adotada para minimizar gastos de energia elétrica, climatização e controle de emissões sonoras, além de proporcionar um ambiente mais agradável.
Mobiliário para atenuar a sensação térmica da população que aguarda o ônibus Foto: Jhon Martins/GEA
Inicialmente, a nova parada de ônibus vai passar por um período de teste em que será observado o uso pela população para possíveis aperfeiçoamentos, explica a gestão. Com o resultado positivo, o governo diz que analisará a implantação de mais unidades semelhantes em outros pontos da cidade.
Leia também:
Novos abrigos de ônibus e comercialização das calçadas
Fortaleza anuncia 200 pontos de ônibus tecnológicos até 2024
Em Macapá, maior desafio é organizar o transporte coletivo
Totens de apoio a mulheres ficarão permanentes em 100 paradas
Porto Alegre instala 255 novos abrigos de ônibus
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?