"Seria demais sonhar que um dia grande parte das crianças fosse para a escola de bicicleta, com os seus coletes fosforescentes alegrando a cidade? Ou que servidores públicos e trabalhadores em geral fizessem o trajeto, ou parte dele, para seus locais de trabalho da mesma forma, transitando por ciclovias seguras, conectadas e bem iluminadas? Ou, ainda, que a bicicleta fosse a primeira opção para os deslocamentos de curta e média distância e que os ciclistas pudessem contar com bicicletários e paraciclos espalhados pelas ruas?
E, por fim, que a malha cicloviária estivesse integrada ao sistema público de transporte coletivo? Quanto ganho haveria para a saúde das pessoas, o meio ambiente, a paisagem urbana e a construção de cidades mais fraternas! Parece utopia, mas é exatamente o que muitas cidades estão buscando, com investimentos bem menores e mais eficazes que os necessários para a ampliação de vias para os automóveis e a construção de viadutos..."
O texto acima inicia o editorial Revista Urbanidade, em sua edição #4, lançada na semana passada em Brasília. Todas as 40 páginas da publicação são dedicadas a artigos sobre os ganhos que o uso cotidiano da bicicleta pode trazer às cidades e seus moradores. Entre os destaques da edição há um artigo da urbanista e cicloativista Renata Falzoni, uma entrevista com o Secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, um artigo de Ana Carboni, da associação Rodas da Paz, outro texto de Yuriê Cesar, da União dos Ciclistas do Brasil, e um artigo de Carla Badaraço Gugliemi, diretora da Escola Pública de Trânsito do Detran-RS. Tem também bicicleta no esporte, no turismo, na educação, e na inclusão social de pessoas com deficiência.
Mobilidade sustentável
A revista Urbanidade é um espaço de debate sobre mobilidade sustentável que nasceu para contribuir com a formulação de políticas públicas. É um periódico quadrimestral produzido pela Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo do Distrito Federal (Rede Urbanidade), uma iniciativa do MPDFT em parceria com a sociedade civil organizada. Seu objetivo é promover a mobilidade sustentável e o transporte coletivo no Distrito Federal.
Rede Urbanidade
Criada em 2019, a Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Como ler a revista
A revista Urbanidade em versão impressa pode ser obtida na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Terriórios, em Brasília. Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sede do MPDFT, Brasília-DF, das 12h às 19h.
A versão digital da revista pode ser encontrada no link do MPDFT
Leia também:
Carros em excesso deixam DF sob alerta de colapso na mobilidade
Caucaia, no Ceará, decreta o fim das catracas nos ônibus
Montreal, no Canadá, vai sediar o Fórum Mundial da Bicicleta 2025
Paris abre bicicletário com 1.186 vagas na Gare du Nord
Como eletrificar as frotas de ônibus urbanos
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?