A cidade de Montreal, no Canadá, será a próxima sede do Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), em 2025. A decisão foi tomada pelos 307 cicloativistas brasileiros e estrangeiros que participaram do 13º Fórum Mundial da Bicicleta e do 11º Bicicultura, realizados na semana passada, entre 4 e 8 de setembro, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB), em Brasília. Os participantes também elegeram Fortaleza, no Ceará para a sede do Bicicultura 2026. Em 2025 o Bicicultura será realizado em Niterói (RJ), com organização da Associação de Ciclistas do Rio de Janeiro (Acerj).
O encontro de ciclistas em Brasília adotou o tema “Salve o Planeta, Pedale”, como forma de mostrar a bicicleta e todas as formas de mobilidade ativa como respostas eficientes e de baixo impacto para a mobilidade sustentável nas cidades. E por uma triste coincidência, as atividades coincidiram com uma das piores crises ambientais que afetaram o Brasil e outros países da América do Sul.
Mas, apesar dos incêndios e da fumaça que se espalhou por várias cidades, inclusive em Brasília, foi possível realizar a programação dos dois eventos simultâneos, com palestras, oficinas, atrações artísticas, debates, exposições, bicicletadas, brincadeiras e uma série atividades para crianças, o "Biciculturinha".
Desde 2008
O Fórum e o Bicicultura de Brasília foram organizados pela associação Rodas da Paz em parceria com a União dos Ciclistas do Brasil (UCB). O primeiro Bicicultura, Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, também foi realizado em Brasília, em 2008, por iniciativa da Rodas da Paz. Já o Fórum nasceu em Porto Alegre, no ano de 2012, para marcar o primeiro ano do atropelamento coletivo de ciclistas que participavam de uma bicicletada Massa Crítica em fevereiro de 2011. Depois, circulou por outras capitais brasileiras e latinoamericanas, além de Katmandu, no Nepal, edição realizada virtualmente em 2020, em função da pandemia de Covid 19.
Leia também:
Paris abre bicicletário com 1.186 vagas na Gare du Nord
"Ciclistas são heróis da cidade", diz ex-prefeito de Bogotá
Caucaia, no Ceará, decreta o fim das catracas nos ônibus
Paulistanos respiram ar 13 vezes pior que o padrão da OMS
América Latina já tem mais de 6 mil ônibus elétricos
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?