Neste mês de setembro, a cidade de Caucaia, no Ceará, completa três anos de adoção da tarifa zero no transporte. Para comemorar a data e o sucesso da iniciativa, a Prefeitura local está retirando as catracas de todos os ônibus que fazem o transporte público no município de 355 mil habitantes. E para completar as comemorações, reproduzimos parcialmente o excelente artigo de Roberto Andrés publicado na revista Piauí:
"Começou agitada a manhã de segunda-feira na sede da Empresa Vitória, que opera o transporte por ônibus na cidade de Caucaia, no Ceará. Na garagem, na oficina mecânica, na cantina, nos escritórios e corredores, o 'bom-dia' era substituído por um 'viu a notícia?'. Em 65 anos de atuação da companhia, nunca uma mudança tão radical havia sido cogitada.
Na sexta-feira anterior, 23 de julho de 2021, o prefeito Vitor Valim anunciara em uma live no Instagram que os ônibus da cidade passariam a ser gratuitos para toda a população. A tarifa, que era de 3,50 reais, seria extinta. A medida – uma resposta aos impactos da pandemia – começaria a valer dali a pouco mais de um mês, em 1º de setembro.
A mudança foi divulgada sem conversa prévia com a empresa concessionária. Seu diretor executivo, Luís Guimarães, foi avisado de que o anúncio seria feito logo antes da live. Sua equipe não fazia ideia de como o novo sistema funcionaria. Motoristas, mecânicos, profissionais da limpeza, fiscais, gerentes – todos tinham alguma dúvida. Com a tarifa zerada, como seria a remuneração da empresa? O contrato com a prefeitura seria rompido? Como a população reagiria à mudança? Haveria aumento de passageiros usando os ônibus? A gratuidade levaria à precarização dos veículos?..."
O programa foi batizado pela gestão municipal de "Bora de Graça" e estimou-se que as viagens aumentariam em cerca de 30%. Para atender a essa demanda, a empresa adquiriu cindo novos ônibus aumentando a frota de 48 para 53 coletivos. Esperava-se um aumento de cerca de 6 mil viagens, mas já no primeiro dia as catracas giraram mais de 35 mil vezes, quase o dobro do movimento anterior à gratuidade.
Três meses depois já eram 70 mil viagens por dia. E em julho de 2024, 90 mil viagens por dia, ou 2 milhões de deslocamentos por mês. Caucaia, com seus 355 mil habitantes, é agora a cidade mais populosa do país com tarifa zero, "um experimento pedagógico quanto aos impactos sociais e ambientais, desafios e possibilidades de expansão dessa medida", escreveu o urbanista e professor Roberto Andrés na edição de setembro da revista Piauí.
Na longa matéria - são seis páginas de texto - Andrés analisou em detalhes a experiência de Caucaia, mas também mostrou a expansão do modelo de tarifa zero em outras grandes cidades do Brasil. A reportagem mostra que há uma enorme demanda reprimida de transporte público, muito embora o transporte esteja entre os direitos sociais previstos no artigo 6 da Constituição.
Revela também que a gratuidade do transporte dinamiza as economias locais, por facilitar o acesso ao comércio e permitir que os reais antes gastos no ir e vir possam ser aplicados em compras de alimentos, roupas ou eletrodomésticos.
Ilustração Beto Nejme / Piauí
A matéria completa pode ser lida na edição 216 da Piauí, que está disponível em raras bancas de jornais ou nas melhores livrarias. O acesso ao texto também pode ser feito pela internet, no link https://piaui.folha.uol.com.br/materia/os-resultados-da-maior-experiencia-de-tarifa-zero-no-brasil, mas é necessário assinar a publicação, por R$ 9,90 no primeiro mês e R$ 25 nos meses seguintes.
*Título original: Bolsa família sobre rodas. Roberto Andrés é urbanista, professor da UFMG, diretor da Rede Nossas Cidades e autor do livro "A razão dos centavos" (Editora Zahar).
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