Não será por falta de informação que prefeitos, governadores e secretários de mobilidade brasileiros deixarão de eletrificar suas frotas de transporte coletivo.
No dia 20 de setembro, o Observatório da Mobilidade Urbana Sustentável do Insper vai lançar em São Paulo um "Guia de Eletrificação para Cidades Brasileiras". A publicação ainda não está disponível para consulta, mas pretende reunir "as principais tendências, desafios e oportunidades na adoção de veículos elétricos no transporte público, oferecendo uma visão abrangente e estratégica para gestores, pesquisadores e entusiastas da mobilidade urbana".
Em junho passado, outras duas publicações do ITDP Brasil e Idec foram lançadas para também orientar e estimular essa transição elétrica das frotas de transporte coletivo.
A primeira, "Soluções para Incentivar a Eletrificação do Transporte Público" é um material de apoio criado pelo ITDP Brasil para gestores e técnicos das cidades reduzirem as emissões de poluentes por meio da eletrificação de ônibus. Busca também melhorar a prestação dos serviços de transporte público.
Outra publicação, o Guia para programas federais de frota elétrica, foi elaborada em conjunto entre o ITDP Brasil e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O objetivo é "subsidiar os tomadores de decisão do Governo Federal e ajudar a esclarecer o cenário a gestores locais no fomento de programas federais de ônibus elétricos no Brasil".
Além de orientar a substituição dos ônibus diesel por novos modelos elétricos, a publicação também sugere medidas para aprimorar a infraestrutura de recarga e para políticas de incentivo fiscal e financiamento, de forma a "acelerar a transição para uma mobilidade mais limpa e sustentável".
Faça o download do guia
Soluções para Incentivar a Eletrificação do Transporte Público
Acesse o
Guia para programas federais de frota elétrica