Cidade da Alemanha testa riquixás e micro-ônibus elétricos

Projeto experimental de micromobilidade em Munique, iniciado em agosto, cobre curtas distâncias e destina-se prioritariamente a pessoas com mobilidade reduzida

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ The Mayor  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de setembro de 2024

Riquixás elétricos: alternativa para curtas distân

Riquixás elétricos: alternativa para curtas distâncias

créditos: ©MVG

A cidade alemã de Munique, capital da Baviera, vem testando um novo serviço de mobilidade urbana, com veículos riquixás e micro-ônibus elétricos, colocados à disposição da população, gratuitamente, com uso prioritário para pessoas com mobilidade reduzida. Ambos fazem parte de um projeto piloto iniciado em agosto e que se estenderá ainda por algumas semanas.  

 

São veículos pequenos e leves, para deslocamentos em distâncias curtas, que atendem sobretudo ao que é chamado sistemas de micromobilidade. Assim, os micro-ônibus e riquixás foram disponibilizados entre as estações de metrô e de trem (S-Bahn) no centro da cidade e nas áreas para pedestres do centro histórico.

 

Micro-ônibus elétricos em circulação no centro de Munique Foto: ©MVG

 

O serviço é pensado para cobrir distâncias em torno de 500 metros, a chamada “última milha”, ou seja, o trecho final de uma jornada de deslocamento. Essa distância, embora não seja significativa para a maioria, muitas vezes é um desafio para idosos ou pessoas com deficiências físicas.

 

As novas alternativas de mobilidade podem ajudar a superar limitações de cobertura do transporte público e melhorar a conectividade para os usuários, especialmente àqueles que mais necessitam. Outros veículos geralmente usados em projetos similares incluem bicicletas compartilhadas e patinetes elétricos.

 

Como funciona

Nesta etapa experimental, os micro-ônibus (da marca holandesa Spijkstaal) continuarão a ser oferecidos  até 18 de outubro. Com capacidade para seis passageiros, os veículos têm espaço para uma cadeira de rodas, são linhas circulares pelo centro histórico, e funcionam de quarta a domingo, das 8h às 22h, com intervalos de dez minutos. 

 

Rota circular dos veículos elétricos pelo centro histórico de Munique Imagem: ©MVG

 

Já os riquixás elétricos ficarão disponíveis até dia 18 de setembro. São quatro veículos, que podem ser chamados diretamente da rua, ou embarcados nas paradas fixas em Karlsplatz (Stachus) e Odeonsplatz. Os riquixás também podem ser reservados on-line para retirada em um local específico.

 

Para pessoas com mobilidade reduzida, há ainda um serviço adicional com veículos elétricos de mobilidade pessoal de quatro rodas, disponíveis em Marienhof, na esquina da Weinstrasse com a Landschaftsstrasse, atrás da Nova Câmara Municipal. 

 

Todos os serviços são gratuitos. A cidade de Munique reservou 650 mil euros para cobrir o custo do projeto piloto. Após o término do período de testes, especialistas avaliarão a viabilidade do projeto para decidir se será retomado no próximo verão ou integrado à rede de transporte público urbano pago.

 

Leia também:
Entrevista: uma visão sobre os VLTs na Alemanha e Suíça
Táxi voador fez primeiro voo em Munique
Índia expande sua frota de ciclomotores e riquixás elétricos
Na Alemanha, novas alianças em defesa do transporte público


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário