América Latina já tem mais de 6 mil ônibus elétricos

Região tem a meta de trocar 25 mil ônibus diesel por elétricos até 2030. Chile e Colômbia são os países que despontam com maiores avanços nessa transição elétrica

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Fonte: E-Bus Radar / Sustainable Bus / Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de setembro de 2024

Elétricos Yutong entregues em agosto para operação

Elétricos Yutong entregues em agosto para operação no Chile

créditos: Divulgação Yutong

Depois da China, a América Latina é a região que aparece liderando a substituição dos ônibus a diesel por veículos elétricos, destacou ontem o boletim europeu Sustainable Bus. Em julho de 2024, na última atualização da plataforma E-Bus Radar, a região contava com 5.899 ônibus elétricos, dos quais 4.849 eram movidos a bateria e 1.050 eram trólebus, alguns deles associados com bancos de baterias. Com a entrega recente de 214 novos elétricos para o Chile, a frota da região já chegou a mais de 6.100 unidades em circulação.

 

As fabricantes chinesas BYD, Foton e Yutong detêm a maior fatia desse mercado, mas a brasileira Eletra aparece em 4º lugar no ranking, com 467 ônibus elétricos em circulação, todos em cidades brasileiras.


 


Os números mais expressivos dessa "transição elétrica" aparecem no Chile, onde 2.659 ônibus elétricos já circulam, especialmente em Santiago, com 2.480 veículos. Em agosto passado, outros 214 elétricos da Yutong chegaram à capital chilena e devem começar a operar neste mês na zona sul da cidade. Outro país que se destaca é a Colômbia, com 1.590 elétricos, a maior parte circulando no Transmillenio de Bogotá, embora também existam elétricos em Cali e Medellín.


O destaque dos países da América Latina na substituição dos ônibus diesel por elétricos tem a ver com a prevalência do transporte urbano por ônibus na região. Eles são o meio principal de mobilidade urbana para centenas de milhões de cidadãos latinoamericanos, mas essas frotas ainda são movidas a diesel em padrões Euro 5 ou Euro 4, tecnologias obsoletas e altamente poluentes. Daí a necessidade de renová-las, conforme o projeto Aliança Zebra, que busca acelerar a susbtituição dos coletivos de transporte urbano. 

 

Uma das iniciativa do projeto Zebra foi a criação do E-Bus Radar, desenvolvido para monitorar os países da região em relação à descarbonização dos transportes públicos por ônibus. Criada pelo LabMob da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a plataforma procura promover e monitorar as frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. A plataforma também oferece um balanço da quantidade de gases de efeito estufa poupadas pelos elétricos. Em julho de 2024, eram quase 6.200 kt de CO2 equivalente. Para referência, um kt corresponde a um milhão de quilos de carbono.



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