Bolonha, na Itália, comemora bons resultados do Città 30

Limite de 30 km/h está seis meses vigente na cidade italiana, com redução de 33% das mortes no trânsito e outros resultados positivos

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Fonte: Mobilize/ Aliança Bike e UCB  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de agosto de 2024

Zona 30 em Bolonha: mais segurança e paz

Zona 30 em Bolonha: mais segurança e paz

créditos: AD24


Bolonha, na Itália, foi a primeira grande cidade daquele país, com mais de 300 mil habitantes, a adotar o programa Città 30 (ou Zona 30, como dizemos no Brasil) de redução de velocidade no trânsito.


O novo limite passou a ser obrigatório em janeiro e agora, passados apenas seis meses de implementação da medida, os resultados que a Federação Italiana Ambiente e Bicicleta (Fiab) divulga são bastante positivos e impressionam. São eles:

 

- 33% menos mortes

- 38% menos sinistros graves

- 12% mais ciclistas

- 92% mais uso de bikes compartilhadas

- 3% menos congestionamento

- 23% menos poluição

- 11% mais passageiros nos ônibus

 

Alessandro Tursi, presidente da FIAB, comemorou os resultados e fez um apelo aos prefeitos de outras cidades italianas, incentivando-os a adotar medidas semelhantes sem medo de críticas. “Città 30 não significa limite em 100% das ruas municipais, mas apenas altera o relacionamento entre regra e exceção: 30 km/h se torna a regra, enquanto as ruas a 50 km/h ou mais, como os grandes eixos de tráfego, se tornam exceção”, explicou.

 

Segundo a entidade, a regulamentação e a colocação das placas são apenas o primeiro passo, sendo necessário ainda: seguir com a segurança das ruas e dos pontos mais perigosos, criar zonas escolares em toda a cidade, fazer controles específicos e um trabalho constante de educação e comunicação.


Vídeo do canal Lifegate sobre os ganhos que a Zona 30 trouxe à vida em Bolonha


Outras cidades

Em 2021, Olbia, na Sardenha, tornou-se a primeira cidade italiana a estabelecer o limite de 30 km/h em parte considerável de suas ruas. Depois veio Bolonha, e outras localidades como Cesena, Milão e Turim, que também adotaram a regra para tornar o tráfego mais seguro e melhorar a qualidade de vida dos  residentes nessas áreas. Já em outros países, a restrição de velocidade foi adotada por exemplo em Paris (França), Amsterdã (Holanda), Nova York (EUA) e em algumas áreas de São Paulo.

 

Mas, vale lembrar: na Itália, o Città 30 reuniu não só apoios, mas também protestos de motoristas e partes da população. E agora, com esta divulgação dos resultados efetivos em Bolonha, devemos acreditar que a percepção de que se está no caminho certo só deve aumentar, e ganhar mais adeptos nas municipalidades. 

 

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