Projetos para metrô no Rio e São Paulo: passo atrás...

Na capital paulista, licitação do projeto básico da linha 20-Rosa (Lapa-Santo André) é suspensa. Na capital fluminense, estudos para linha 3 e linha 4 são anulados

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de julho de 2024

Imagem ilustrativa da Linha 20-Rosa do Metrô de Sã

Imagem ilustrativa da Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo

créditos: ABC do ABC/ Reprodução

Esta última semana de julho começou com notícias nada animadoras para o avanço da mobilidade urbana sobre trilhos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Na capital paulista, após os consórcios participantes da licitação para elaboração do projeto básico da linha 20-Rosa contestarem cláusulas e especificações técnicas do edital, o Metrô de São Paulo anunciou na tarde desta segunda-feira (29) a suspensão de todo o processo. 

 

A linha 20-Rosa, prevista para 2025, com investimento de cerca de R$ 40 bilhões, interligará o bairro da Lapa, na zona oeste da capital, à cidade de Santo André, no Grande ABC. Cerca de 1,3 milhão de passageiros irão se beneficiar do transporte que se estenderá por 33 km de trilhos, abrigará 24 estações e permitirá a conexão entre linhas do metrô, de trem (CPTM) e terminais rodoviários. 

 

Mapa da futura linha 20-Rosa Reprodução Metrô CPTM

 

O consórcio MNEPI Linha 20 (Maubertec, Nova Engevix, Pólux e Intertechne) venceu a licitação, mas contestou parâmetros técnicos, e solicitou revisão e aumento de sua nota, bem como a redução das notas e desqualificação das propostas concorrentes. Já o consórcio Sener Setepla-Egis-Setec pede que o vencedor seja desclassificado, sob alegação de descumprimento de cláusulas que destacavam preços impraticáveis em sua proposta. Agora, os prazos serão postergados pelo Metrô, para que a empresa possa analisar e decidir se os recursos serão acatados ou não. 

 

E no Rio...

Na capital fluminense, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) anulou, também no dia de ontem, a licitação de estudos para criação da linha 3 e expansão da linha 4 do metrô. A linha 3 prevê um trajeto que ligará a cidade do Rio com o município de São Gonçalo, passando por Niterói. A expansão da Linha 4, entre as zonas sul e oeste da capital, deve levar o metrô até o bairro Recreio dos Bandeirantes (zona oeste). Desde 2016 que o MetrôRio não inaugura nenhuma estação da linha 4 na capital. 

 

A suspeita do órgão é de irregularidades no processo, como a ausência de exigência de critérios técnicos necessários. O cancelamento da licitação, a pedido da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), foi publicado na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial do Estado. Nesta fase de estudos, a estimativa é de mais de R$ 18,6 milhões destinados à empresa escolhida para que avalie os custos de implementação das novas linhas.

 

Linha 4 prevê expansão até Recreio dos Bandeirantes Foto: MetrôRio 

 

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