Paris ganha mais 60 km de novas ciclovias para a Olimpíada

Vias cicláveis por toda a capital francesa ligam instalações esportivas e ficarão como legado dos Jogos 2024 para a mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Prefeitura de Paris  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de julho de 2024

Novas vias para bicicleta ficarão como legado olím

Novas vias para bicicleta ficarão como legado olímpico

créditos: Ville de Paris

Paris prova mais uma vez que bicicleta é assunto da maior relevância para quem busca um futuro sustentável para as cidades. Entre os projetos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 que começam agora está a implantação de uma malha cicloviária adicional de 60 km, as "Olympistes", que se estende por toda a capital e algumas cidades vizinhas. 

 

Essa ampla rede pedalável conecta todos os locais de competição dos Jogos. Além disso, outras ações reforçam a iniciativa: foram criadas 10 mil vagas temporárias para bicicletas e mais três mil bicicletas compartilhadas (Vélib), que entram em operação na cidade. As ciclovias estão sinalizadas, e nas proximidades das arenas há pictogramas nas cores dos Jogos.

 

Entre as novas faixas estão as que servirão a Porte de la Chapelle e sua nova Arena. Outro exemplo, a nova pista para ligar o centro de Paris ao famoso Parc des Princes. Em Seine-Saint-Denis, também será possível chegar de bicicleta ao Stade de France através do canal Saint-Denis. 

 

Mapa dos 60 km de ciclovias que conectam centros olímpicos em Paris Imagem: Ville de Paris

 

Aos ciclistas ficará mais fácil também acessar a rede de transporte público da cidade, como a Gare de Lyon, nos arredores da Arena Bercy (palco das competições de basquete, ginástica artística e ginástica de trampolim), e a Gare du Nord, perto da Arena Porte de la Chapelle (badminton e ginástica rítmica).

 

Legado olímpico

O projeto da prefeitura foi concebido para que todos os locais dos jogos sejam facilmente alcançados por pedal. Mais importante: essa nova infraestrutura ciclística deverá permanecer como legado olímpico, para a mobilidade diária dos parisienses ao fim do evento. Por exemplo, as dez mil vagas criadas para os Jogos serão redistribuídas para centros esportivos, escolas e instalações municipais, promete a gestão municipal.

 

Leia também:
Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris
União Europeia define política para mais bicicletas nas ruas
Paris quer as (barulhentas) motos a combustão fora das ruas à noite
Nova linha de metrô vai contornar Paris e conectar toda a cidade
Paris lança plano para estimular a mobilidade a pé


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário