Neste domingo (28), ciclistas "inauguram" a Rota Marcia Prado

Ciclovia que permite a descida da serra de São Paulo à Baixada Santista está pronta, mas sem sinalização. Grupos de ciclistas planejam ativá-la neste final de semana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de julho de 2024

Grupo de ciclistas na descida realizada em 2019

Grupo de ciclistas em descida realizada em 2019

créditos: Bike Zona Sul

Sem festa, sem fita, nem a presença de autoridades civis, militares ou eclesiásticas, a ciclovia da Rota Márcia Prado vai ser ocupada por milhares de ciclistas neste domingo, 28 de julho.


O traçado aproveita a estrada de serviço da Rodovia dos Imigrantes, que já era usada por ciclistas para a descida da Serra do Mar entre São Paulo e o litoral.

 

A bicicletada está sendo organizada por grupos de bicicleta, que sairão em pelotões, de vários municípios da RMSP com destino à Baixada Santista.


As adaptações foram realizadas pela concessionária Ecovias, depois de várias pedaladas - algumas com milhares de pessoas - pela rota de descida, além de negociações entre governo do estado, concessionária eo Ciclocomitê Paulista de Ciclismo. Apesar disso, o governo tem evitado qualquer destaque para a conclusão da obra. Não há nenhuma referência ao assunto no site oficial ou qualquer referência ao pedal de domingo no site da Ecovias.

 

Os participantes sairão em grupo às 7h da manhã, de dois pontos:

- Rua Miguel Yunes e Marginal do Pinheiros, com caminho pelo trem da CPTM até a estação Jurubatuba e depois seguindo pela ciclovia da Marginal;


- O outro ponto de partida é a estação Ribeirão Pires, na Linha 10–Turquesa da CPTM;

 

Também será possível seguir o traçado individualmente ou em pequenos grupos, antes ou depois do horário combinado. Mas, como sempre, é provável que haja um congestionamento de bicicletas para a travessia das balsas na represa Billings.


Os organizadores explicam que essa bicicletada não é um evento oficial, o que pode exigir mais cuidado em alguns trechos lindeiros à rodovia. Como a Ecovias não sinalizou o caminho, haverá uma sinalização com placas preparadas pelos grupos de ciclistas

 

O ativista André Pasqualini conta tudo em detalhes...

 

 

...e o vídeo da Renata Falzoni relembra a história desse caminho controverso, oficializado em 2018 pelo então governador (e atual ministro) Márcio França...

 

 


Marcia Prado
A cicloativista Marcia Regina de Andrade Prado foi a principal articuladora do pedal que traçou o caminho para a descida da Serra do Mar, em janeiro de 2009. Dias depois foi atropelada e morta por um ônibus na avenida Paulista, que ainda não tinha a ciclovia atual. 


Leia também:
Em BH, vídeos provam que a ciclovia só faz bem à av. Afonso Pena
Antigos trilhos viram parque linear com ciclovia em SC
Entrevista: Katiane Duarte fala sobre a "Ciclovia do Trabalhador"

Grupo pesquisa o cicloturismo para difundir modalidade no Brasil
Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar e pedalar


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário