A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), revelou no domingo (21), em Farnborough, na Inglaterra, o protótipo em escala real do seu “carro voador”. A primeira apresentação pública foi feita no dia 5 de julho, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, onde a empresa mantém uma unidade e um aeródromo.
Conforme a nota divulgada pela Embraer, as primeiras unidades começarão a ser entregues em 2026.O objetivo é que o novo veículo elétrico funcione como um meio de transporte para trajetos curtos nas cidades, por exemplo, fazendo a conexão entre dois aeroportos.
Em comunicado à imprensa, o diretor da Eve, Johann Bordais, afirmou que a empresa neste momento está empenhada na preparação de testes que avaliarão suas capacidades de voo e recursos de segurança. Bordais lembra que um dos maiores desafios será a formação de redes urbanas de pontos para pouso e recarga das baterias dos futuros veículos.
Por enquanto, o protótipo ainda não conta com suporte de equipamentos para passageiros, e durante essa fase de testes em voo, será pilotado remotamente. Pelas imagens divulgadas, o novo veículo lembra remotamente outras aeronaves da Embraer, especialmente pelo formato das asas de sustentação. Até o momento a empresa recebeu pouco mais de 2.900 manifestações de interesse no veículo.
O que já se sabe sobre o táxi voador da Embraer
- O novo veículo elétrico da Embraer é um modelo “lift+cruise”, um híbrido entre um helicóptero e um avião. Isso significa que possui hélices e motores para o deslocamento vertical e asas para sustentação horizontal;
- Os primeiros EVE-100 estão previstos para fabricação na cidade de Taubaté (SP) e entrega em 2026;
- Segundo a Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro seria feito em 15 minutos no EVE-100;
- O protótipo do EVE-100 tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia estimada é de 100 km e por isso, será usado especialmente para táxi aéreo urbano;
- O veículo poderá transportar até quatro pessoas, além do piloto. Os pousos e decolagens ocorrerão em aeroportos e vertiportos (heliportos para aeronaves elétricas).
Protótipo do EVE-100, o táxi aéreo urbano da Embraer, em Gavião Peixoto (SP) Foto: Amanda Perobelli/Reuters/ Divulgação Embraer
Os primeiros testes de voo, previstos para começarem em 2024, vão acontecer em três cidades brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre - e em São Francisco (EUA).
Depois da apresentação em Gavião Peixoto (SP), onde o protótipo foi montado, a empresa brasileira levou o EVE-100 para a 45ª edição do evento Farnborough Airshow, na Inglaterra, para ampliar sua divulgação. Além do eVTOL, a Eve segue desenvolvendo soluções complementares, como o Vector, um software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano.
Oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Divulgação Embraer
Leia também:
"Carro voador" autônomo será apresentado em Fortaleza
Coreia do Sul quer software de mobilidade urbana aérea da Embraer
Entra em operação o primeiro VLT de Tel Aviv (Israel)
"Carro voador" será fabricado pela Embraer no interior de SP
'Carro voador' chinês faz 1º voo público em Dubai
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?