A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), revelou no domingo (21), em Farnborough, na Inglaterra, o primeiro protótipo em tamanho real do seu “carro voador”. Segundo a empresa, as primeiras unidades das 2.900 unidades encomendadas começarão a ser entregues em 2026.
Em comunicado à imprensa, o diretor da EVE, Johann Bordais, afirmou que a empresa neste momento está empenhada na preparação de uma bateria de testes que avaliará suas capacidades de voo e recursos de segurança. Vale dizer que, embora possa parecer pronto nas fotos, o protótipo ainda não conta com suporte de equipamentos para passageiros, e durante essa fase de testes em voo será pilotado remotamente.
Simulação do futuro uso do "táxi aéreo" para passageiros Imagem: Divulgação/Embraer
O que já se sabe sobre o táxi voador da Embraer
- O “carro voador” da Embraer é um modelo “lift+cruise”. Isso significa que possui motores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal;
- Fabricados em Taubaté (SP), os primeiros EVE-100 estão previstos para entrega em 2026;
- Segundo a Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro demoraria 15 minutos no EVE-100;
- O EVE-100 tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia estimada é de 100 km — por isso, será usado especialmente para táxi aéreo urbano;
- O “carro voador” poderá transportar até quatro pessoas e o piloto. Os pousos e decolagens ocorrerão em aeroportos e vertiportos (heliportos para aeronaves elétricas).
Protótipo do EVE-100, o táxi aéreo urbano da Embraer Foto: Divulgação/Embraer
Os primeiros testes de voo, previstos começarem em 2024, vão acontecer em três cidades brasileiras - São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) - uma em São Francisco, nos Estados Unidos
A apresentação do protótipo aconteceu na 45ª edição do evento Farnborough Airshow. A Embraer planeja integrar o carro voador como um novo meio de transporte - sem emissão de CO2 - para trajetos curtos na cidade.
Produzida na unidade da Embraer na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, a previsão é que a planta nacional da Eve comece a operar em 2026, mesmo ano previsto para o início das entregas do carro voador.
Além do eVTOL, a Eve segue desenvolvendo soluções complementares, como o Vector, um software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano.
Veículo tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão Foto: Divulgação/Embraer
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