Recife inicia pesquisa sobre velocidade no trânsito

Estudo feito desde 2020 volta a analisar, a partir de segunda (22), o comportamento dos motoristas quanto ao excesso de velocidade e outros fatores de risco no trânsito

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Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de julho de 2024

Pesquisadores em 16 pontos da cidade vão aferir ve

Pesquisadores em 16 pontos da cidade vão aferir velocidades

créditos: Divulgação/ CTTU

A partir desta segunda-feira (22), pesquisadores destacados pela Prefeitura do Recife estarão a postos em 16 pontos diferentes da capital pernambucana, munidos de radares móveis para aferir a velocidade dos veículos nas ruas. 

 

O levantamento será feito até o dia 10 de agosto, e sua finalidade, esclarece a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), não é a fiscalização, mas pesquisar o comportamento dos condutores.       

 

Realizado em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, o estudo conta com metodologia da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, e apoio operacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, sairão a campo 16 pesquisadores, cada um com um radar de mão. 

 

Pesquisa

Iniciada em 2020, com outras rodadas já realizadas, desde então os motociclistas têm sido os usuários que mais excedem a velocidade no Recife, seguidos de veículos leves (como carros) e, em terceiro lugar, os veículos pesados, como ônibus e caminhões. Em média, um terço dos motociclistas transitam acima do limite adequado de velocidade. 

 

“As pesquisas observacionais realizadas em vias de diferentes tipos do Recife são importantes porque trazem recomendações e nos fazem construir políticas públicas de segurança viária baseadas em evidências para evitar os fatores de risco e, consequentemente, reduzir os sinistros de trânsito", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

 

"Estamos em um contexto de aumento de sinistros, especialmente com motociclistas, em toda a América Latina, esse não é um problema que apenas o Brasil enfrenta. Então coletar dados, observar os comportamentos para identificar onde podemos melhorar continuamente nas ações de fiscalização, engenharia, educação e comunicação é essencial para reduzir as mortes, porque nenhuma delas é aceitável”, continua. 

 

A  coordenadora de vigilância de dados da Bloomberg, Amanda Conceição, explica qual a estratégia para os "campeões" de velocidade, os motociclistas: “No caso do excesso de velocidade (...), isso tem pautado diversas ações, como a engenharia de trânsito para redesenhar áreas e implantar projetos que induzem à adequação da velocidade, além da fiscalização de trânsito com montagem de blitze em locais de maiores desrespeito e até as campanhas de mídia de massa que trazem o foco no motociclista, tanto porque são as principais vítimas, quanto porque são quem mais aceleram”. 

 

Outros fatores de risco

Em outras rodadas de pesquisas, explica a CTTU, também foram analisados outros fatores de risco como o desrespeito ao cinto de segurança, ao capacete e ao dispositivo de proteção infantil. 

 

Ao todo, 84% das pessoas utilizavam o cinto de segurança e, entre os motoristas, 89% utilizavam. No banco dianteiro, 86% utilizavam o cinto de segurança, número que cai significativamente quando observamos os adultos do banco traseiro, onde apenas 53% utilizam o equipamento. Entre o uso de dispositivo de proteção de crianças entre cinco e 11 anos, 38% utilizam. Já as cadeirinhas para crianças até cinco anos de idade foram observadas em 55% dos casos. Quanto ao capacete, foi observado que 99% dos motociclistas utilizam o capacete, mas apenas 92% afivelaram da maneira correta, esse número cai para 84% entre os passageiros de motocicletas.

 

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