A mais nova atração turística do Rio Grande do Sul é o "Trem do Pampa", que fará sua viagem inaugural no sábado, dia 20 de julho. Com ingressos já esgotados, a empresa operadora abriu duas novas datas: 21 e 28 de julho.
Na realidade, o 'trem' é um veículo leve sobre trilhos (VLT) de dois vagões, capacidade para 100 passageiros, janelas panorâmicas, e produzido com tecnologia 100% nacional pela empresa gaúcha Marcopolo Rail. A Marcopolo, que já reunia a experiência com outro veículo, o "people mover" da cidade de Canoas, vem trabalhando desde 2020 no projeto de um VLT para fins turísticos, inicialmente pensado para operar na Serra Gaúcha.
Roteiro
O passeio começa na Estação de Santana do Livramento e segue até a Estação de Palomas, passando por 20 km de paisagens deslumbrantes, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Durante a viagem, os passageiros desfrutam de apresentações musicais e culturais que celebram as tradições gaúchas. A experiência é enriquecida com a degustação de vinhos e sucos de uva da vinícola Almadén, instalada na região.
O programa foi inspirado em um costume comum de turistas, especialmente gaúchos e catarinenses, de viajar até Livramento para fazer compras na vizinha uruguaia Rivera, onde os importados têm preços mais convidativos, principalmente vinhos. A distância dali para Porto Alegre e Montevidéu é a mesma, cerca de 500 km.
Serviço
O passeio completo dura aproximadamente três horas e custa R$ 135 por pessoa. Este valor inclui a viagem de trem, transfer rodoviário, degustação a bordo e visita à vinícola. Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Santana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano, mediante apresentação de comprovante.
Ingressos disponíveis pelo site tremdopampars.com.br.
Transporte do VLT, em 2023, de Bento Gonçalves a Santana do Livramento Foto: Giordani Turismo
Leia também:
Marcopolo entrega VLT para uso turístico
VLT da Marcopolo chega nesta quinta (9) para testes na serra gaúcha
Petras Amaral fala sobre o VLT Prosper
VLT pode ser opção para revitalizar antiga linha Rio-Petrópolis
Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?