O Setor de Rádio e TV, localizado no início da Asa Sul de Brasília, simboliza a mudança possível e necessária com foco nas pessoas. Antes, uma região inacessível, com calçadas deterioradas e invadidas por carros estacionados irregularmente. Com a revitalização, iniciada em 2020, o cenário mudou. Calçadas reformadas e acessíveis, faixas elevadas de travessia e instalação de balizadores (para coibir o estacionamento irregular) fazem parte das melhorias.
Ao longo dos anos, Uirá Lourenço fez vários registros em fotos e vídeos na região. "Me alegra voltar e caminhar sem tropeços. Em 2014 chegamos a fazer uma atividade de multas cidadãs com meus filhos e mais uma criança para alertar – de forma lúdica – os motoristas que circulavam e estacionavam na calçada. Hoje esse espaço está livre de carros e se tornou uma praça com ipês e banquinhos". A seguir, imagens que mostram o antes e o depois.
1. Setor de Rádio e TV:
Antes, carros invadiam canteiros.
Agora, novas calçadas, acessíveis, sem a a ocupação por veículos.
2. Setor de Rádio e TV:
Antes, carros "amontoados" no canteiro central.
Agora, calçada alargada, com nova sinalização. Estacionamento foi reorganizado
3. Setor de Rádio e TV:
Antes calçada estreita e obstruída por tapumes.
Agora, calçada acessível e restrição ao estacionamento de veículos
As fotos mostram que é possível promover melhorias voltadas para as pessoas. São muitos os benefícios na mobilidade, na qualidade de vida e no comércio quando se promove o caminhar seguro. Nós torçemos [Uirá Lourenço e o Mobilize Brasil] para que mais espaços de Brasília [e do Brasil] passem por transformação semelhante, incluindo a W3 Norte, que está em estado de abandono há décadas (veja vídeo).
Vídeo: como era o Setor de Rádio e TV
Em 2019, Uirá Lourenço caminhou na área em companhia de Maria Lúcia, cadeirante e ativista da acessibilidade.
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?