Após vários levantamentos realizados pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga (SP) para verificar a acessibilidade nas calçadas das cidades da região, a prefeitura da vizinha Jaboticabal iniciou um programa que prevê a construção de 200 rampas de acessibilidade nos principais cruzamentos da cidade paulista de 72 mil habitantes.
A informação e imagens foram enviadas pelo professor Gilberto Aparecido Rodrigues, que lidera um programa da faculdade que utiliza imagens geradas pelo Google para monitorar calçadas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade e demais recursos urbanos para a circulação segura de pessoas a pé ou em cadeiras de rodas.
Rodrigues explica que a decisão da Prefeitura de Jaboticabal foi tomada a partir da apresentação à gestão municipal de um amplo relatório sobre os problemas de acessibilidade encontrados na análise das imagens tomadas nas calçadas e esquinas da cidade. Segundo o professor, no novo programa as rampas estão sendo construídas conforme os padrões de largura, declividade e aderência estabelecidos pelas normas da ABNT.
O projeto da Fatec de Taquaritinga foi destaque em
matéria publicada em junho passado pelo Mobilize Brasil:
Leia também:
Um satélite para fiscalizar as calçadas
Semana do Caminhar 2024 lança o desafio Galeria #PerifaAPé
Percepção da pessoa com deficiência física em relação à qualidade das calçadas
Barulho de trânsito afeta saúde, aprendizado e cognição das crianças
Como ampliar a acessibilidade na Praça dos Três Poderes
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?