VLTs de Cuiabá irão para a Bahia

Compra das 40 composições foi divulgada pela imprensa baiana por R$ 793,7 mi, a serem pagos em quatro anos

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Fonte: A Tarde  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de junho de 2024

Composições do VLT no pátio de Várzea Grande (MT)

Composições do VLT no pátio de Várzea Grande (MT)

créditos: Arquivo Mobilize Brasil

Após quase um ano de negociações, o governo da Bahia concluiu a compra, por R$ 793,7 milhões, das composições do VLT de Cuiabá (MT) que serão utilizadas no  projeto do VLT de Salvador, em substituição ao antigo "Trem do Subúrbio".


As tratativas envolveram os governos da Bahia e de Mato Grosso, no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU). A informação foi confirmada hoje (20) pela administração mato-grossense ao jornal "A Tarde"mas ainda não foi oficializada pelo governo baiano. Conforme a nota publicada, o valor será pago em quatro parcelas anuais, em 2024, 2025, 2026 e 2027. A previsão contratual é que os valores passarão por correção inflacionária, com base no IPCA-E. 

 

Fabricados pela espanhola CAF, os 280 carros das 40 composições foram adquiridos em 2012 pelo governo de Mato Grosso para integrar a frota de veículos leves sobre trilhos que ligariam o centro de Cuiabá ao aeroporto, na vizinha Várzea Grande, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. No entanto, questionamentos judiciais e disputas políticas locais acabaram impedindo a instalação dos trilhos, que ficaram restritos a um pequeno trecho. Em 2023, depois de uma extenso debate envolvendo políticos e especialistas em mobilidade, o projeto foi abandonado.

 

Carros do VLT em sua chegada a Cuiabã, no ano de 2013 Foto: Arquivo Mobilize Brasil


Com a aquisição pela Bahia, as composições serão transportadas para Salvador, mas antes passarão por uma etapa de revisão e manutenção nas oficinas da CAF, em Hortolândia (SP). De acordo com estudos solicitados pelo governo da Bahia, os VLTs têm uma vida útil de aproximadamente 30 anos e sofreram, no período em que estiveram parados em Várzea Grande-MT, uma depreciação de 30%. No início do mês de junho o governo da Bahia assinou os contrato com as três empresas vencedoras da licitação para os trabalhos de implantação dos trilhos, sistema de alimentação, estações e demais infraestruturas ao longo do antigo trajeto do Trem do Subúrbio. Os consórcio Expresso Mobilidade Salvador; Cetenco/Agis/Consbem; e Mota-Engil/OHLA/Meir serão os responsáveis pelas obras. Os contratos preveem que os trechos estejam prontos em 2027 e 2028.


Desativado em fevereiro de 2021, o antigo sistema de transporte sobre trilhos "Trem do Subúrbio" ligava o Centro de Salvador ao bairro Paripe, passando pela orla da Baía de Todos os Santos. Seria substituído por um Veículo Leve de Transporte, na verdade um monotrilho que seria implantado por um consórcio liderado pela chinesa BYD. Os trilhos foram retirados, mas as obras do monotrilho não avançaram, levando o governo a suspender o contrato em 2023.


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