Nióbio, a promessa de mais eficiência e segurança a veículos elétricos

Protótipo de ônibus movido com baterias de Lítio, Nióbio e Titânio entra em fase de testes. A inovação pode trazer mais segurança, durabilidade e rapidez de recarga

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Fonte: CBMM  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de junho de 2024

Ônibus com bateria de Lítio, Nióbio e Titânio na a

Ônibus com bateria de Lítio, Nióbio e Titânio em recarga

créditos: Divulgação CBMM

Araxá que se cuide...


A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que tem sede na cidade mineira, apresentou hoje (19) o primeiro ônibus elétrico do mundo movido a baterias de íons de lítio com anodos de óxidos mistos de nióbio e titânio.


A grande vantagem desse tipo de tecnologia, conforme a CBMM, é permitir uma recarga ultrarrápida, em apenas 10 minutos. "O óxido de nióbio aplicado na bateria amplia em até 35% sua densidade energética em comparação com as baterias de íon de lítio comuns mais avançadas", informou Rafael Mesquita, diretor da CBMM, no evento de lançamento. Além disso, segundo as informações da mineradora, a bateria com anodo de Nióbio oferece maior segurança, com menos risco de superaquecimento, e uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias de lítio convencionais.


O projeto é resultado de uma colaboração de seis anos entre a CBMM, a Toshiba e a Volkswagen. O desafio inicial coube à CBMM e Toshiba para o desenvolvimento da tecnologia de óxidos de titânio e nióbio para compor o ânodo das células das baterias.


Rodrigo Chaves, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, acredita que os operadores de transporte poderão economizar na infraestrutura, já que o tempo de recarga em cada carregador será bem menor. “Bastaria instalar um pantógrafo no ponto final do ônibus e carregar as baterias do veículo no fim do seu percurso”, resumiu o executivo. O ônibus-protótipo está equipado com quatro pacotes de baterias de lítio com anodo contendo nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh.


A aplicação do nióbio em baterias de pequeno porte já é realidade, inclusive para alimentar bicicletas, patinetes e outros equipamentos de micromobilidade. Caso a experiência com o ônibus seja positiva, já seria possível imaginar trens, VLTs e embarcações movidos com essas novas baterias. Resta saber se as minas de Araxá serão suficientes para atender a esse novo mercado.


Evento de lançamento do protótipo, hoje (19) na sede da CBMM, em Araxá (MG) Foto: Divulgação CBMM


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