Bélgica sediará a próxima Velo-City, entre os dias 18 e 21/6

Edição 2024 da conferência mundial de mobilidade por bicicleta será na cidade belga de Ghent. Brasil participa com palestra do Instituto Aromeiazero

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de junho de 2024

Ghent sediará conferência sobre mobilidade por bic

Ghent sediará conferência sobre mobilidade por bicicleta

créditos: ECF/ Divulgação

Ghent, a capital da província de Flandres Oriental, na Bélgica, vai sediar o Velo-city 2024, maior evento mundial de mobilidade por bicicleta, organizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF), entre os dias 18 e 21 de junho. 

 

O Velo-city tem como objetivo ser uma plataforma para troca de conhecimento e estímulo do diálogo e colaboração sobre experiências com bicicleta. O evento costuma reunir milhares de delegados de mais de 60 países envolvidos em projetos de mobilidade urbana sustentável, que passarão informações para um público diversificado de políticos, técnicos, empresários, ativistas e amantes da bicicleta em geral. 

 

O tema deste ano será "Conexão por meio do ciclismo", proposta voltada para ligar pessoas e comunidades; regiões, cidades e bairros; ciclismo com outros meios de transporte; indústria e demais setores do segmento.

 

A conferência é organizada conjuntamente pela ECF, o Governo de Flandres (norte da Bélgica), a Província da Flandres Oriental, a Mobilidade da Flandres Oriental, a Câmara Municipal de Ghent, o Gabinete Oficial de Convenções Ghent Congres, Fietsersbond, o Embaixada de Ciclismo de Gante e Fietsberaad Vlaanderen.

 

Aumento de ciclistas

A cidade de Ghent é considerada um reduto do ciclismo graças a uma série de mudanças implementadas na última década na mobilidade pró-bicicleta. O “Plano de Mobilidade Ghent 2030”, aprovado em 2015, introduziu entre outros o limite de velocidade de 30 km/h dentro do anel viário da cidade e bairros circundantes, bem como a instalação de cerca de 6.500 vagas de estacionamento para bicicletas nos anos subsequentes.

 

Com essas medidas, em seis anos o governo local informa que o número de ciclistas na cidade subiu de 22% em 2012 para 30% em 2015 e 35% em 2018, o que significa que Ghent já atingiu sua meta para 2030 de 35% de aumento no ciclismo.

 

Participação brasileira

Desde 2017, o Instituto Aromeiazero marca presença no Velo-City. Este ano, Juliana DeCastro, coordenadora de projetos do Instituto dará a palestra "O que vem primeiro: pessoas ou estruturas? Ativismo!”, a convite da Urban Cycling Institute, organizadora da conferência. A mesa em que Juliana participa, no dia 18/6, às 11h, abordará o  impacto do ativismo e da defesa do ciclismo na promoção de mudanças positivas nas nossas comunidades. Ela contará um pouco sobre a pesquisa feita pelo Instituto que mostra impacto da bicicleta na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.

 

Vale lembrar: no ano passado, a edição do Velo-City (2023) realizou-se em junho, na cidade do Rio de Janeiro, e essa foi a primeira vez que uma localidade da América Latina recebeu o evento.

 

 

Para mais informações sobre o Velo-City 2024 e sua programação, clique aqui.

 

Leia também:
Velo-City 2023: encontro em Leipzig busca mais espaço para ciclistas
Velo-city, liderando a transição desde os anos 1980
Velo-City 2021 ocupa Lisboa em setembro
Bicicletas e calçadas, para salvar o meio ambiente


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?  

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário