Jundiaí (SP) inaugura espaço de bicicleta e ciclismo para crianças

Bicicloteca, instalação que conta com 25 bicicletinhas para empréstimo e oficina de reparos, é um espaço para unir aprendizagem, mobilidade e diversão aos pequenos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Prefeitura de Jundiaí  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de junho de 2024

Monitores vão ensinar os que ainda não sabem pedal

Monitores vão ensinar os que ainda não sabem pedalar

créditos: PMJ/ Divulgação

No ano passado, a cidade de Jundiaí, no interior paulista, instalou uma ciclofaixa educativa para crianças pequenas na área externa do equipamento cultural Fábrica das Infâncias Japy, localizado no bairro Vila Arens. Agora, numa nova etapa desse projeto, a Prefeitura fará a inauguração, no próximo sábado (8), da Bicicloteca.

 

O espaço, instalado em um contêiner com identidade visual sobre infância e fauna brasileira, contará com 25 bicicletas disponíveis para empréstimo gratuito da criançada, além de uma oficina para realização de pequenos reparos nas magrelinhas. 

 

Para lançar a novidade, foi programada uma série de atividades voltadas para crianças de três a seis anos e seus cuidadores. As atrações acontecem das 9h às 13h e poderá ser aproveitada de forma gratuita e por ordem de chegada. Além das bicicletas para uso na ciclofaixa no entorno do centro cultural, o evento terá a participação de monitores do Instituto Aromeiazero, que vão ensinar as crianças que ainda não sabem a pedalar.

 

E os pequenos que tiverem em casa bicicleta precisando de pequenos ajustes também poderão levá-las para verificação e reparo pela equipe, dizem os organizadores da ação.

 

Preparativos da decoração do contêiner com imagens da fauna brasileira Foto: Divulgação/PMJ 

 

“Além de ser uma alternativa saudável e sustentável, o incentivo ao uso de bicicletas para o público infantojuvenil está alinhado com o conceito de Cidades das Crianças e do estímulo que o pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador desta Rede Mundial de Cidades, dá para o tema. A bicicleta envolve conceitos de Física, Anatomia e História, importantes nas aprendizagens das crianças. Ela estimula a convivência e o convívio saudáveis e potencializa a ocupação do espaço urbano pelas crianças, que se tornam mais autônomas para realizar seus deslocamentos e exercer seu direito pleno de cidadãos que já são”, comentou o gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni.

 

A instalação da Bicicloteca é uma iniciativa viabilizada pelo Ateliê Navio, parceiro da Prefeitura na implementação dos conceitos da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte.

 

Após o lançamento, a Bicicloteca ficará aberta para o uso das bicicletas e oferta do espaço de oficina para reparos às quintas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h.

 

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens, e fica aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. 

 

Leia também:
Um plano para as crianças voltarem a brincar nas ruas. Em Portugal
Guia mostra como a bicicleta pode apoiar aprendizagem na escola
Trilhas Urbanas, um jogo para repensar as cidades
Ciclistas, cada vez mais precoces
Mais liberdade e mobilidade para as crianças!


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário