O primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da capital de Roraima, Boa Vista, está sendo elaborado. Como parte desse processo, entre os dias 27 de maio e 14 de julho, a Prefeitura do município estará realizando a pesquisa Origem-Destino (OD), para ouvir ciclistas em 31 pontos da cidade, a fim de construir um diagnóstico sobre o tráfego na capital e propor melhorias à malha cicloviária.
Por meio da coleta de dados sobre os deslocamentos das pessoas - tais como: origem, destino, horários, meios de transporte utilizados e motivos da viagem - esse levantamento poderá fornecer informações valiosas para a construção de novas ciclovias e a melhoria das já existentes, bem como implementar medidas para melhorar a segurança dos ciclistas.
“O objetivo dessa pesquisa é identificar os trajetos mais utilizados pelos ciclistas, com foco nas ciclovias já existentes e em áreas com projetos de ampliação da malha cicloviária. Isso permitirá à Prefeitura garantir maior fluidez, segurança e conforto para os ciclistas”, explicou o membro do comitê gestor do PMUS, o arquiteto e urbanista Ricardo Freitas.
Nas entrevistas, os pesquisadores irão levantar dados como: o tipo de bicicleta utilizado, motivo do deslocamento e se é feita a integração com o transporte público. Além disso, também farão perguntas sobre a percepção de conforto e segurança durante o percurso, iluminação pública, arborização e conforto térmico.
De posse do formulário com as questões da pesquisa, e identificados com crachá e camiseta própria com a identidade visual do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, os pesquisadores sairão a campo para conversar com os ciclistas já a partir da próxima segunda-feira (27).
Mapa pontua locais da pesquisa com ciclistas em Boa Vista. Imagem: PMBV
A pesquisa será realizada em 31 pontos de Boa Vista. Confira a seguir os locais:
Cruzamento da Rua Monte Albano x Av. dos Bandeirantes; Av. Felinto Barbosa Monteiro; Instituto Federal - Campus Boa Vista; Av. Brigadeiro Eduardo Gomes; Av. Glaycon de Paiva; Av. Capitão Ene Garcês; Av. Princesa Isabel; Parque Rio Branco; CIPTUR - Av. das Águias; Av. João de Alencar x Rua Yeyê Coelho; Av. Minas Gerais x Av. Amazonas; Estádio Canarinho; Rua Belo Horizonte; Rua Expedito Francisco da Silva; Av. General Ataíde Teive; Rua Francisco Anacleto da Silva; Entrada Cidade Satélite; Av. Carlos Pereira de Melo; Av. Centenário; Rua Hélio Pinto Pinheiro; Av. Gen. Bento Gonçalves; Av. Gen. Ataíde Teive x Av. Nossa Sra. de Nazaré; Praça Cidade Satélite - Rua Capela; Rotatória Av. Consolação de Matos x Av. da Terra; Alameda Antares x Av. Parimé Brasil; Pátio Roraiama; Av. Gen. Ataíde Teive x Av. São Joaquim; Rua Carmelo - Parque Germano Augusto Sampaio; Av. Sol Nascente x R. Estrela D'Álva; Entrada UFRR - Av. Nova Iorque; Av. Roma x Rua Rio Ajarani.
Próximas pesquisas
Além dos ciclistas, o Plano de Mobilidade Urbana também incluirá levantamentos com pedestres e usuários de outros meios de transporte, como transporte público, transporte individual (carros e motocicletas), bem como transporte de cargas.
“Essas pesquisas fazem parte do diagnóstico da nossa cidade em relação à mobilidade. Temos que entender que a mobilidade não está vinculada apenas aos sistemas de ônibus, lotação ou transporte individual de passageiros. Ela inclui todos os meios de transporte”, destacou Freitas.
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