A Prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC paulista, divulgou nesta segunda-feira (20) o balanço dos seis meses de vigência do Programa Tarifa Zero, que instituiu a gratuidade nos ônibus urbanos do município. Segundo a administração, no período de meio ano dessa iniciativa, o número de passageiros diários transportados saltou para 72 mil pessoas, um acréscimo de 220% em relação ao período anterior à gratuidade - já que antes do programa eram cerca de 22 mil passageiros diários.
Nos últimos seis meses, mais de 8,7 milhões de passageiros foram transportados nas 10 linhas do município da Grande São Paulo, diz a administração. Além do aumento na quantidade de passageiros, houve acréscimo na frota de ônibus em circulação na cidade, que passou de 42 veículos para 57, incluindo dois ônibus destinados à nova linha Circular Universitário. Em dezembro de 2023, informa a Prefeitura, foram entregues cinco novos ônibus modelo Euro 6, menos poluentes, com wi-fi e ar condicionado.
Tarifa Zero
Dados de um levantamento recente realizado pelo pesquisador polonês Wojciech Keblowski, e divulgados pelo Instituto Rosa Luxemburgo no começo de maio, dão conta de que, até o momento, o Brasil totaliza 106 cidades que adotaram Tarifa Zero no transporte público coletivo. Esse número coloca nosso país em primeiro lugar no ranking mundial da pesquisa, seguido por Estados Unidos (69), Polônia (64), França (43) e Espanha (9 casos).
Leia também:
Tarifa Zero é tema de simpósio internacional no ABC paulista
Tarifa Zero nas cidades do Brasil
Tarifa Zero: viável, necessária, contra a exclusão social
Tarifa Zero atrai passageiros e dinamiza o comércio, revela estudo
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?