A MobiliCampus, plataforma de capacitação gratuita do ITDP Brasil sobre mobilidade urbana sustentável, ganha uma novidade no ano de 2024: os cursos estão disponibilizados na Escola Virtual de Governo (EV.G), plataforma de ensino à distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A mudança é fruto de uma parceria entre o ITDP e a Enap, e tem como objetivo expandir ainda mais o alcance dos cursos e garantir o acesso a qualquer pessoa interessada.
Com foco em ensinar sobre a importância de avançarmos em cidades mais equitativas e sustentáveis, a MobiliCampus é financiada pelo Itaú Unibanco desde que foi ao ar. Gestores e técnicos públicos de diversos níveis de governo, bem como membros da sociedade civil, setor privado, academia e mídia, fazem parte do grupo de estudantes interessados no tema.
Desde o lançamento em 2019, os cursos têm sido um sucesso: no total, pessoas de 265 cidades diferentes já foram capacitadas, representando todos os 27 estados brasileiros. Além disso, em cinco anos, já foram mais de 11 mil inscrições, mais de 4 mil estudantes ao longo de 12 turmas e cerca de 1600 pessoas certificadas em mobilidade urbana sustentável.
O que muda com a migração?
A partir de maio de 2024, os cursos da MobiliCampus serão parte do catálogo da Escola Virtual do Governo, e o acesso aos cursos passará a ser livre, ou seja, desassociado a um período exato de inscrição; além disso, as vagas serão ilimitadas e não haverá processo de seleção. A qualquer momento, será possível realizar a inscrição e iniciar os estudos.
Cursos disponíveis:
+ Transporte Público
+ Mobilidade por Bicicleta
+ Gestão da Mobilidade
+ Mobilidade a Pé
+ Desenvolvimento Orientado ao Transporte
Para saber mais, acesse o site do MobiliCampus
Como fazer a inscrição?
Basta acessar o site da Escola Virtual do Governo e escolher os cursos disponíveis. Para ter a compreensão integrada sobre mobilidade urbana sustentável, recomendamos realizar os cursos na seguinte ordem: Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade.
Leia também:
ITDP lança o Atlas de Transporte Urbano Sustentável
Jogo de tabuleiro ensina a promover ruas seguras no Recife
São Paulo reconfigura linhas de ônibus para testar viabilidade de VLT
Bogotá planejou antes a infraestrutura para ter ônibus elétricos
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?