São Paulo reconfigura linhas de ônibus para testar viabilidade de VLT

Objetivo é avaliar demanda potencial e ajustar pontos de embarque na região central da cidade. Dez empresas mostraram interesse e devem trazer propostas até agosto

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Fonte: Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de maio de 2024

VLT na cidade de Cuenca, no Equador

VLT na cidade de Cuenca, no Equador: circulação amigável

créditos: Tranvía de Cuenca

A partir de sábado (18), a Prefeitura de São Paulo vai ampliar o atendimento da linha de ônibus circular que liga o Parque Dom Pedro II ao Terminal Bandeira, na região central da cidade. Os ônibus também passarão a transitar no entorno do Mercado Municipal, Zona Cerealista, Museu Catavento e Estação Pedro II do Metrô. 

 

Os novos percursos integram os estudos para o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro de São Paulo. A ideia é medir a demanda que poderia ser induzida pela introdução do novo sistema de transportes na capital paulista, e também, quais pontos de embarque e desembarque serão mais usados. A Prefeitura também tem a expectativa de que a linha ampliada permita testar a sua efetividade para articular bairros da região central.

 

Em sentido único, a linha de ônibus percorrerá a praça Clóvis, a avenida Rangel Pestana, o viaduto 25 de Março, a avenida Rangel Pestana, rua Vasco da Gama, rua do Gasômetro, viaduto Diário Popular e o Terminal D. Pedro II. 

 

Requalificação urbanística
O projeto do VLT foi iniciado em 2023 pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), dentro de um Programa de Requalificação Urbanística do Centro. A iniciativa conta com estudos técnicos preliminares e projetos funcionais feitos pela pasta. Um Grupo de Trabalho Intersecretarial foi constituído para acompanhar o desenvolvimento das etapas do projeto.

 

Os estudos iniciais apontam para uma rede de trilhos com aproximadamente 12 km de extensão distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM. As duas linhas se conectam na av. São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque. Em relação às linhas de ônibus, destaca-se a conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, contribuindo para a mobilidade da população que chega ao centro a partir das Zonas Leste, Sul, Norte e Oeste.


Um dos principais destaques do projeto é a articulação de bairros da região central, como o Bom Retiro e o Brás. Conectados pelas novas linhas de VLT, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade, além de parques e praças.


Agora em maio, a Prefeitura divulgou o resultado de um Chamamento Público  para o desenvolvimento de projetos, que recebeu respostas positivas de várias empresas: Promulti Engenharia Infraestrutura e Meio Ambiente; Modera Engenharia; Nova Engevix Engenharia e Projetos; Garín Partners; Global Ace Participações e Investimentos; Benvenuto Engenharia; EY Assessoria Empresarial; Consórcio SAM VLT; Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas; e Andrade Gutierrez Construções e Serviços.


As empresas que manifestaram interesse terão 90 dias, até agosto de 2024, para entregar os estudos para o VLT.


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