O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) lançou hoje (15) uma plataforma que reúne informações de mobilidade urbana em 1.000 áreas urbanas do mundo. O Atlas de Transporte Urbano Sustentável do ITDP mede o panorama da mobilidade de cada uma das cidades, com base em nove indicadores únicos. Na prática, a plataforma permite ver - com dados e mapas - a taxa de moradores que moram próximos de infraestruturas de mobilidade sustentável, como corredores de ônibus, metrôs, trens urbanos e ciclovias.
Os indicadores incluem: densidade populacional; densidade regional; pessoas protegidas pela proximidade de ciclovias; pessoas residentes perto de serviços; pessoas perto de lugares sem carros; pessoas protegidas de vias expressas; pessoas próximas a transporte regular; pessoas com transporte rápido próximo; pessoas perto de ciclovias+transporte.
Interativo, o sistema permite que os usuários possam ampliar os mapas de cada uma das localidades e medir todos os nove indicadores nos bairros e distritos. Com a ferramenta, o ITDP espera que os planejadores possam usar as informações para alocar recursos de forma equitativa entre os municípios e distritos. Espera-se, também, que , ou que os cidadãos possam os defensores podem usá-la para chamar a atenção para a injustiça.
Um exemplo são as avenidas expressas e grandes corredores de tráfego motorizado, que podem provocar muitos danos nas cidades. Eles agravam a poluição do ar, dividem bairros e aumentam o risco sinistros de trânsito. Quanto mais perto as pessoas vivem dessas "rodovias urbanas", mais suscetíveis estarão aos seus efeitos nefastos, explica o texto de divulgação do ITDP. Por isso, um dos principais indicadores do Atlas de Transporte Urbano Sustentável mede o quanto da população de uma área vive a mais de 500 metros dessas avenidas expressas: quanto mais perto pior.
Inversamente, a proximidade de ciclovias ou de sistemas de transportes públicos eficientes melhora a qualidade de vida dos moradores e estimula as atividades nas ruas. Assim, outro indicador do Atlas, mostra a proximidade da população em relação a essas infraestruturas: quanto mais perto, melhor.
O Atlas de Transporte Urbano Sustentável é um projeto permanente do ITDP, que pretende atualizá-lo anualmente, permitindo às cidades acompanhar o seu progresso ao longo do tempo. No caso do Brasil, a plataforma oferece dados gerais e sugere que uma pesquisa mais detalhada seja realizada no site MobiliDados, organizado pelo ITDP Brasil.
Acesse o Atlas:
Leia também:
Estudo Mobilize 2022 - Mobilidade Urbana em Dados e nas Ruas
Danos gerados pelos carros às pessoas e ao meio ambiente: um balanço global
Desafios e oportunidades em políticas de ciclomobilidade
O Futuro dos Transportes Públicos
Oportunidades criadas pelas Zonas de Baixa Emissão
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?