Até o próximo dia 19 de Maio estão abertas as inscrições para a quarta edição do programa de aceleração de projetos Vai Longe, realizado em parceria por Tembici, empresa brasileira de micromobilidade, e Transporte Ativo, organização voltada à qualidade de vida com a utilização de meios de transportes à propulsão humana.
A empresa e a instituição apoiarão - com verba de R$100 mil - até quatro projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuam para a mobilidade ativa e sustentável no Brasil. Podem inscrever projetos pessoas físicas ou jurídicas, grupos, coletivos ou pesquisadores.
Os projetos devem se enquadrar nas seguintes categorias: sustentabilidade, negócios ou políticas públicas. Na seleção das propostas, o comitê de especialistas da Tembici e da Transporte Ativo observarão critérios como viabilidade técnica e financeira, diversidade e acessibilidade, potencial de impacto, criatividade e inovação.
Melhores trabalhos
O programa Vai Longe está em busca de projetos que ainda não foram iniciados ou que tenham começado nos últimos 12 meses, com o objetivo de impulsionar ideias que não foram viabilizadas até o momento por falta de recursos.
Juliana Minorello, diretora da Tembici na área de análise de negócios, explica que a empresa aposta no potencial dos projetos sociais que visam ampliar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras: “As propostas selecionadas nas edições anteriores estão realizando trabalhos incríveis em prol de uma mobilidade mais democrática, eficiente e sustentável”, lembra a executiva.
A última edição do Vai Longe, no ano passado, contabilizou mais de 50 projetos inscritos, sendo que quatro propostas foram contempladas pelo programa de aceleração. De acordo com a Tembici, "além de transformarem a mobilidade urbana nos municípios nos quais atuaram, também impulsionaram a educação no trânsito, resultaram na profissionalização de moradores de comunidades carentes, promoveram a reciclagem de materiais e, por fim, proporcionaram análises mais aprofundadas sobre a segurança viária."
Cronograma
Inscrições: 19/4 a 19/5
Divulgação dos aprovados para 2ª fase: 27/5
Fase de entrevistas com os projetos: 28/5 a 31/5
Análise dos projetos: 3/6 a 7/6
Divulgação dos resultados: 10/6
Contrato de formalização do patrocínio: 10/6 a 14/6
Clique aqui e acesse o Edital e o Regulamento do programa Vai Longe 2024
Leia também:
Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris
Chega a São Paulo o Bike Cine, sessão movida a pedaladas
Guia mostra como a bicicleta pode apoiar aprendizagem na escola
Lula sanciona lei que incentiva uso da bicicleta na mobilidade
Programa dará R$ 100 mil a projetos de mobilidade
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?