Governo do Paraná anuncia estudos para VLT de Curitiba

Governo do PR e BNDES divulgaram na quarta (8) o início dos estudos de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos que percorrerá 21,5 km entre Centro Cívico e Aeroporto

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Agência Estadual de Notícias  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de maio de 2024

Perspectiva artística mostra VLT no centro de Curi

Perspectiva artística mostra VLT no centro de Curitiba

créditos: Divulgação IPPUC

Em reunião na última quarta-feira (8), o Governo do Paraná anunciou o início, nos próximos dias, dos estudos técnicos que verificarão a viabilidade da implantação do projeto de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

 

O VLT substituirá os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, e percorrerá um trajeto total de 21,5 km, a maior parte sobre as canaletas já existentes dos coletivos. 

 

A previsão de investimentos é de cerca de R$ 2,5 bilhões. O governo estima que os estudos para a nova modelagem e a concessão ocorra no primeiro trimestre do ano que vem, quando será feita a consulta para audiência pública e a publicação do edital de leilão. Caso o projeto seja viável, o leilão deve ocorrer até setembro de 2025.  

 

A reunião técnica que definiu esses primeiros passos para o projeto ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, nesta semana. Participaram o governo do Paraná, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais. Na ocasião, o grupo de empresas que deverá elaborar os estudos para o novo modal, o consórcio TYLin-Oficina-Rhein-Addax-Setec, foi apresentado. Ao consórcio será destinado R$ 5,5 milhões do BNDES, valor será absorvido pelo vencedor da concessão e reembolsado ao banco, caso o projeto seja bem-sucedido.

 

Mudança de modal

A ideia é que o VLT utilize a estrutura das canaletas existentes do BRT no Eixo Boqueirão e amplie essa linha para até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.

 

“Nós já temos o ramal, a canaleta para o sistema por BRT já funciona. Só vamos substituir os ônibus expressos por trilhos. Nesse trecho, 80% da estrutura já está implantada, o que torna este projeto muito mais viável do que qualquer outro modal que já foi pensado para a capital e a Região Metropolitana”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos.

 

Somente as linhas que passam hoje pelo Eixo Boqueirão transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, sendo cerca de 15 mil pessoas nos horários de pico, segundo a Amep.

 

A associação avalia que, com a mudança do modal, o crescimento populacional e o incremento de novos trechos na linha, é possível um aumento de aproximadamente 30% no número de passageiros transportados já no primeiro ano de implantação do projeto, chegando, então, a 164.800 usuários por dia.

 

Reunião entre Governo e BNDES detalha passos para o VLT Curitiba-São José dos Pinhais Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Leia também:
Curitiba vai iniciar estudos para a implantação de um VLT
Entrevista: uma visão sobre os VLTs na Europa
Piracicaba (SP) estuda VLT movido a hidrogênio
Metrô e trem no Brasil têm expansão de apenas 4,1 km em 2023


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário