Um plano para as crianças voltarem a brincar nas ruas. Em Portugal

Movimento ligado ao Pacto Climático Europeu quer criar zonas nas cidades portuguesas onde as crianças possam brincar com liberdade e segurança no espaço público

Notícias
 

Fonte: Lusa/ Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de maio de 2024

Pedalada massa crítica de crianças em Aveiro, Port

Pedalada massa crítica de crianças em Aveiro, Portugal

créditos: Ciclaveiro

O Pacto Climático Europeu, uma iniciativa global da União Europeia, propõe criar zonas onde as crianças possam voltar a brincar livremente no espaço da rua. Em Lisboa, no início desta semana, um passeio ciclístico do “Kidical Mass” (massa crítica de crianças) reuniu centenas de pessoas, e na ocasião o grupo encaminhou reivindicação nesse sentido à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 

À frente desse movimento, António Gonçalves Pereira, embaixador para a mobilidade do Pacto Climático em Portugal, declarou: “Não faz qualquer sentido que hoje as crianças portuguesas vivam a maior parte do seu tempo fechadas e não possam brincar na rua como os seus pais e avós quando tinham a idade deles.”

 

Ao defender a criação de zonas especiais nas cidades onde as crianças possam brincar, Pereira considerou ser “imperioso que autarcas [governantes] em Portugal criem zonas nas cidades, e nas povoações médias e mais pequenas, em que isso possa acontecer”, e defendeu que “brincar na rua é um direito, é uma condição da cidadania infantil que o poder local democrático tem de garantir.”

 

Entorno das escolas

Numa primeira fase do plano, a proposta é que as câmaras municipais de todo o país criem e garantam zonas nas proximidades das escolas onde seja seguro às crianças brincar e atravessar as ruas sem necessitar da companhia de adultos. Segundo os organizadores do “Kidical Mass”, esses locais devem ainda retirar o tráfego de carros para que fiquem livres da poluição do ar e de ruídos. 

 

O embaixador do Pacto Climático Europeu defendeu ainda ser “essencial garantir rotas seguras para as escolas, a pé e de bicicleta, e leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com limite de 30 km/h nas localidades e na maioria das ruas com maior frequência de pessoas."

 

O grupo defende também a necessidade de haver “ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros em vias principais”, assim como “mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar e brincar”. “Os autarcas devem olhar para a população infantil como cidadãos com direito à liberdade, à independência e à segurança”, frisou o representante do movimento.

 

Movimentos

O Pacto Climático Europeu é uma iniciativa central do European Green Deal promovido pela União Europeia e tem por objetivo mobilizar as comunidades para investimentos, atividades e processos que sejam progressivamente menos dependentes dos combustíveis fósseis, promovendo a transição para modos de vida mais seguros e saudáveis, e para uma economia sustentável.

 

O Kidical Mass é um movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das famílias usarem modos ativos nas suas deslocações diárias, como a bicicleta, caminhar, patins ou skate. Este movimento tem como mote "Espaço para a próxima geração", e exige a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas áreas envolventes escolares.

 

Leia também:
No DF, projeto de lei quer lombofaixas nas portas de escolas
Guia mostra como a bicicleta pode apoiar aprendizagem na escola
Corrida Amiga lança guia de atividades com crianças
Ciclistas, cada vez mais precoces
Como transformar uma rua para priorizar as pessoas


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário