Justiça libera concessão para Trem Intercidades entre SP e Campinas

Processo tinha sido suspenso na quarta (24) por decisão liminar. Além do novo sistema, previsto para entrega em 2031, licitação inclui concessão da Linha 7-Rubi (CPTM)

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil/ Agência Brasil  |  Postado em: 26 de abril de 2024

Dois em um: contrato inclui Trem Intercidades e Li

Dois em um: contrato inclui Trem Intercidades e Linha 7 Rubi

créditos: Divulgação CPTM

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou recurso do governo do estado e autorizou a continuidade do processo de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará os municípios de Jundiaí e Campinas à capital paulista. O andamento tinha sido suspenso por decisão liminar na última quarta-feira (24). 

 

Além da futura linha de trem, o contrato também abrange a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que hoje já vai até Jundiaí. A assinatura do acordo, que definiu a C2 Mobilidade Sobre Trilhos como a companhia que irá assumir o serviço, está prevista para maio.

 

Na decisão que derrubou a liminar, a desembargadora Maria Laura Tavares destacou a necessidade de aguardar as manifestações do governo de São Paulo na ação. No recurso apresentado ao TJ-SP, a  Procuradoria Geral do Estado argumentou que as alegações de supostas irregularidades eram frágeis e que o descumprimento do cronograma de concessão provocaria prejuízos diretos tanto aos cofres públicos como à população. 

 

Suspensão 

Na última quarta-feira (24), uma liminar obtida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (SindPaulista) suspendeu o andamento da concessão. A juíza Simone Casoretti, da 9ª Vara de Fazenda Pública, acolheu o pedido da entidade representativa dos trabalhadores, destacando que a formalização do contrato mediante assinatura dependia da revisão de termos do edital.  

 

O argumento apresentado pela entidade foi de que faltavam informações em relação às condições de trabalho que os empregados da linha terão. O sindicato da categoria também contestou o fato de a licitação ter combinado dois serviços diferentes – o trem expresso entre São Paulo e Campinas e a linha metropolitana já existente.

 

A entidade sindical tem um prazo de 15 dias para entrar com recurso, caso queira. O SindPaulista ainda não se manifestou sobre a decisão.

 

TIC Eixo Norte

O veículo ligará Campinas a São Paulo em 64 minutos, com 15 minutos de intervalo entre os trens e uma parada em Jundiaí. A velocidade média será de 95 km por hora, podendo chegar a 140 km por hora em alguns trechos. Cada trem terá capacidade para 860 passageiros. A previsão é que o novo sistema de transporte fique pronto em 2031.

 

Há expectativas, ainda, de que o projeto gere melhorias na Linha 7-Rubi, que já liga São Paulo a Jundiaí, e implemente o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, linha que terá 44 km de extensão, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso será feito em 33 minutos. Os trens terão capacidade para até 2.048 passageiros cada. A previsão é que o sistema fique pronto em 2029.

 

Leia também:
Consórcio C2 vence leilão do Trem Intercidades, com oferta mínima
Trem Intercidades (SP) pode finalmente sair do papel
Manifestantes cobram solução para falhas em linhas de trens em SP
Linhas privatizadas em SP registram o triplo de falhas da CPTM em 2023


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário