O instituto Corrida Amiga está convocando interessados em participar da campanha Travessia Cilada, que vai identificar aqueles sinais de pedestres apressadinhos, que mal dão o tempo para que as pessoas alcancem o outro lado da rua.
A Iniciativa vai acontecer na primeira quinzena de maio, em sintonia com o Movimento Maio Amarelo, para sensibilizar as autoridade e a população sobre a importância de garantir tempos semafóricos seguros e adequados para os pedestres, especialmente para as pessoas mais idosas e aquelas que têm alguma limitação de mobilidade.
"Nas cidades brasileiras, os tempos semafóricos estão muito longe de cumprir com a legislação na garantia de segurança das pessoas, em especial, de crianças e idosos que mais sofrem com essa distribuição desigual e injusta. Quase 98% dos idosos da cidade de São Paulo, por exemplo, não conseguem caminhar a 4,3 km/h, velocidade padrão adotada pela CET-SP para regulagem dos tempos semafóricos da cidade", explica Silvia Stuchi, do instituto Corrida Amiga.
Como participar
Para tomar parte da campanha Travessia Cilada, basta medir os tempos de espera e de travessia dos semáforos avaliados, preencher o formulário online com os tempos semafóricos e divulgar os resultados nas redes sociais.
Vamos explicar melhor:
-
acesse o formulário digital e caminhe pela cidade em busca de semáforos #cilada que não são amigos dos pedestres
-
registre os tempos:
-
se no local tiver semáforo de pedestres, registre: tempo verde (para pedestre atravessar); tempo vermelho piscante (se houver); e tempo vermelho (tempo de espera para pedestre);
-
se no local só tiver semáforo para carros, registre: tempo de vermelho para carros (para pedestre atravessar); tempo de verde para carros (tempo de espera para pedestre).
-
Divulgue nas redes sociais que você está participando da campanha Travessia Cilada, marque o @corridaamiga e não se esqueça de inserir a hashtag #cilada
-
Una-se aos coletivos que estão se mobilizando para a campanha
-
Se há eventos/caminhadas em sua cidade, participe, convide o grupo para a campanha e divirta-se :-)
-
As avaliações serão incluídas na campanha até o dia 12 de maio.
Informações
Pessoas, escolas e empresas que tiverem interesse em apoiar as ações ou promover atividades em outras cidades podem enviar mensagens para o e-mail: contato@corridaamiga.org.
Ou acessar o site corridaamiga.org/campanhas/travessia-cilada/
Leia também:
Em defesa dos "bairros verdes" de São Paulo
Bogotá planejou antes a infraestrutura para ter ônibus elétricos
Ciclovia da Avenida Afonso Pena, em BH: obra vai continuar?
No Brasil, vias acessíveis são exceções
Inscreva-se no prêmio "Promovendo a Mobilidade por Bicicleta"
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?